plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$

home
EDUCAÇÃO

Equipe da SEDUC mapeia demandas de líderes indígenas

O secretário Rossieli Soares esteve no encontro e falou sobre a possível criação de um Conselho Estadual Escolar Indígena no Pará.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Equipe da SEDUC mapeia demandas de líderes indígenas camera Líderanças Indígenas vieram de diversas regiões do Pará dialogar com técnicos da SEDUC. | (Rai Pontes/Ascom Seduc)

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tendo à frente o secretário Rossieli Soares, se reuniu com lideranças indígenas de várias regiões do Pará, na tarde desta sexta-feira (04), no Parque dos Igarapés, em Belém, para ouvir demandas relacionadas à educação escolar indígena. Durante o encontro, o secretário não descartou a possibilidade da criação de um Conselho Estadual Escolar Indígena.

"Nós queremos fazer uma construção coletiva desse conselho escolar, para que possamos deliberar várias demandas relacionadas aos povos indígenas, como a contratação de professores, grade curricular e construções de escolas indígenas nas regiões que mais precisam. Vamos trabalhar para que isso avance!", destacou Rossieli Soares.

+ Governo vai contratar professores para Educação Indígena

+ Uepa abre inscrições para Curso Intercultural Indígena

A equipe da Seduc ouviu diversas demandas das lideranças, como a contratação de professores indígenas, suporte técnico, reforço na merenda escolar e formação escolar indígena. “Para nós, professores e lideranças, hoje foi um marco a assinatura desse projeto de lei para contratação de professores no nosso Estado. É uma lei que vai amparar os nossos profissionais e fortalecer a educação. Mas também precisamos avançar em outros problemas que temos nas escolas indígenas do Estado, e essa reunião foi muito importante”, ressaltou Kamirã Tembé, da terra indígena Alto Rio Guamá, no nordeste paraense.

Sobre as reivindicações das lideranças, o secretário de Educação disse que a equipe da Seduc está empenhada em mapear os problemas para atender às demandas. “Sabemos que temos um desafio muito grande pela frente, mas estamos avançando em vários projetos, como o ‘Dinheiro na Escola Paraense’, que vai investir os recursos direto nas escolas para reformas e investimentos em materiais pedagógicos e de apoio, sem esquecer do aumento do repasse na merenda escolar e para o transporte escolar no início do ano, e a contratação de professores indígenas por meio do projeto de lei assinado pelo governador Helder Barbalho hoje. Entendo que precisamos avançar em muitas discussões ainda, e proponho conferências para discutirmos tudo isso”, reiterou Rossieli Soares.

Também participaram da reunião a secretária de Estado dos Povos Indígenas, Puyr Tembé, e o secretário adjunto de Gestão e Pessoas da Seduc, Marcelo França.

MAIS PROFESSORES

Entre as ações já implementadas pelo Governo do Pará foi assegurada hoje (04) com o projeto de lei que trata sobre a contratação temporária de professores e outros profissionais técnicos da educação escolar indígena no Pará, pela Seduc. Entre as principais disposições que o PL traz estão o estabelecimento de critérios diferenciados e o aumento do prazo da contratação de professores indígenas.

A educação escolar indígena é uma modalidade de educação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa do governo estadual vem atender a uma demanda dos povos indígenas com relação à oferta de educação básica nos territórios, que compreende os ensinos infantil, fundamental e médio, respeitando as especificidades culturais dos indígenas. Além da contratação de professores, o Estado também anunciou a criação de 30 escolas estaduais indígenas.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias