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TRÂNSITO

Passarela na BR-316 será liberada neste sábado

Essa é a segunda passarela entregue pelo Governo do Estado

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Imagem ilustrativa da notícia Passarela na BR-316 será liberada neste sábado camera Com a liberação da passarela, o semáforo e a faixa de pedestres existentes no trecho serão extintos. | Foto: Divulgação

O Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) vai liberar para funcionamento neste sábado (29), a passarela n° 9, localizada no km 6 da rodovia BR-316. Essa é a segunda passarela entregue pelo Estado, das 13 previstas no projeto do BRT Metropolitano. A primeira começou a operar no dia 3 de junho, no km 4.

Com a liberação da passarela, o semáforo e a faixa de pedestres existentes no trecho serão extintos. Os pedestres, ciclistas e cadeirantes que forem atravessar para ambos os lados da rodovia deverão acessar exclusivamente as rampas de acesso a passarela.

Neste primeiro momento, todas as escadas, além da rampa que dão acesso ao canteiro central do BRT estarão temporariamente bloqueadas, pois essas áreas ainda se encontram em obras, sendo, portanto, proibido o trânsito da população em geral.

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“As passarelas vão proporcionar maior segurança aos pedestres e melhor condição de tráfego aos condutores de veículos. Além da travessia de um lado a outro da BR-316, elas dão acesso às estações do BRT, no canteiro central da via. Até janeiro de 2024 vamos entregar as demais estruturas para a população”, explica o diretor geral do NGTM, o engenheiro Eduardo Ribeiro.

Saiba mais

Passarelas na BR-316

O NGTM vai implantar 13 passarelas ao longo dos primeiros 10 quilômetros de rodovia – trecho gerenciado pelo Estado, que vai desde o Entroncamento até Marituba. Com 52 metros de extensão e uma distância de 600 a 700 metros entre elas, as passarelas terão uma estrutura metálica e piso em “steel deck”, uma laje mista de forma metálica com concreto armado.

As passarelas contarão com escadas para pedestres e também com três rampas de acesso, sendo duas delas instaladas nas laterais da pista, e uma terceira conectada às estações de passageiros, no corredor central do BRT.

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