Em parceria com o Governo do Estado do Pará, a Hydro tem ampliado sua participação em ações sociais em diversos municípios do Estado. Após a entrega da pedra fundamental da Usina da Paz (UsiPaz) de Paragominas, nesta terça-feira, 25, foi a vez de Barcarena ter a cerimônia que marca o início das atividades para implantação da primeira usina da cidade, que contará com financiamento da Hydro e da Albras.
A UsiPaz de Barcarena ficará na Rua Almeida Moraes, na sede do município. A iniciativa é um projeto integrado à política pública estadual Territórios Pela Paz, elaborada pelo Governo do Pará e coordenada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.
A unidade de Barcarena contará com diversos serviços gratuitos oferecidos pelo Governo do Estado à população, como: atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes.
“O município de Barcarena não poderia ficar de fora das cidades beneficiadas por este projeto. Nosso objetivo sempre é colaborar com o desenvolvimento local e este é mais um dos esforços da Hydro neste sentido. Outro exemplo é a primeira Escola de Trabalho e Produção do Pará (ETTP), construída com investimentos da Hydro por meio desta parceria com o Governo do Pará que ressalta nosso compromisso de fazer a diferença de uma forma positiva, transformando a vida das pessoas”, comenta Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro na América do Sul.
Entre outubro de 2022 e janeiro deste ano, a Hydro construiu e entregou ao Governo do Estado outras três unidades da Usina da Paz, contemplando bairros de maior vulnerabilidade social na capital, Belém. Além disso, em maio de 2023, a empresa formalizou parceria com o governo estadual para a construção da UsiPaz de Paragominas, onde fica a mina de bauxita da Hydro.
Toda a construção das três unidades de Belém foi financiada pela Hydro e realizada por empresas sediadas no estado, gerando mais de 1.300 postos de trabalho, com investimento de R$ 160 milhões. As unidades oferecem diversas atividades gratuitamente, entre elas, serviços intersetoriais das secretarias estaduais e órgãos parceiros, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes.
“Barcarena sem dúvida faz parte da nossa história e iniciativas focadas no desenvolvimento territorial do Pará estão totalmente alinhadas aos princípios da Albras. Desta forma, ampliamos nossas parcerias em prol do município e contribuímos com ações que beneficiam a cidade”, comenta o presidente da Albras, João Batista Menezes.
Escola Técnica
Alinhada à estratégia de Responsabilidade Social Corporativa da Hydro, que é orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU), a Hydro segue empenhada em contribuir de forma relevante para o desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais está inserida.
A construção da Escola de Trabalho e Produção do Pará (ETTP) é um importante exemplo disso. Ela foi realizada a partir de investimentos da Hydro e da Albras, por meio do Termo de Compromisso assinado entre a companhia e o Governo do Pará, em 2018. A obra representou um investimento de cerca de R$ 35 milhões e gerou cerca de 250 vagas de emprego temporárias com a contratação de fornecedores e mão de obra local. O novo prédio foi doado ao Governo do Pará, responsável pela gestão, operação e manutenção da ETPP de Barcarena.
Comentar