plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$

home
IMPRESSIONANTE

Gorila "macho" dá à luz em zoológico nos EUA

Fêmea de espécie ameaçada de extinção, considerada do “sexo masculino” desde que chegou ao local em 2019, teve uma bebê aparentemente saudável

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Gorila "macho" dá à luz em zoológico nos EUA camera Gorila Sully e bebê no Columbus Zoo and Aquarium, nos EUA | Foto: Columbus Zoo and Aquarium

Uma gorila de 8 anos, tratada como macho, pariu um filhote para a surpresa de seus cuidadores em um zoológico nos Estados Unidos. O nascimento da espécie ameaçada de extinção ocorreu no Zoológico e Aquário de Columbus, no estado norte-americano de Ohio. A mãe do bebê, Sully, que mora no zoológico com sua mãe e outros gorilas desde 2019, apareceu segurando o filhote no último dia 13 de julho.

Segundo um comunicado da instituição, “é difícil dizer o sexo dos gorilas mais jovens”. Só a partir dos 5 anos de idade que os gorilas são capazes de se reproduzir. Até cerca dos 8 anos, ambos os sexos têm aproximadamente o mesmo tamanho, sem órgãos sexuais proeminentes.

Veja também:

Vídeo: tigre dá à luz 3 filhotes no zoológico canadense

Zoológico do EUA tenta entender como leoa ganhou juba

Crocodilo fêmea virgem bota ovos em cativeiro na Costa Risca

Zoológico desvenda mistério de macaca isolada que engravidou

Conforme os animais envelhecem, eles se tornam sexualmente dimórficos , “o que significa que machos e fêmeas parecem muito diferentes. No entanto, os machos não desenvolvem seu tamanho grande característico, costas prateadas e grandes protuberâncias na cabeça (chamadas cristas sagitais) até os 12 anos de idade ou mais tarde”, afirma o zoológico.

Além disso, os gorilas raramente mostram sinais externos de gravidez porque os recém-nascidos são bem menores que os bebês humanos. A gestação deles é de 8,5 meses, o que sugere que Sully engravidou no final do outono passado.

O filhote da gorila é uma fêmea, segundo revelaram um exame visual e fotografias enviadas a um especialista em primatas em outra importante instalação zoológica. A neném foi bem aceita pelo grupo de gorilas do Zoológico e Aquário de Columbus e está sendo bem cuidada por Sully.

As equipes veterinária e de cuidados com os animais ainda não examinaram a bebê, dando tempo para que ela se relacione com os demais gorilas, mas farão na recém-nascida um exame de bem-estar em breve. Um teste de DNA também será feito mais tarde para determinar qual dos macacos do grupo é o pai da neném.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias