Toyota está intensificando seus esforços em promover a economia circular. Com visão de longo prazo alinhada à agenda ESG, ela implementa ações que abordam desafios ambientais, sociais e de governança e reforçam seu compromisso com a sustentabilidade.
Entre as realizações está o Etios Aibo, hatch em forma de veículo de carga que usa materiais sustentáveis na produção e redes de proteção lateral feitas de resíduos de cintos de segurança.
O isolamento acústico do Corolla (foto 2) também é uma iniciativa de economia circular da Toyota: uniformes e EPIs antes descartados viraram peças para o sedã. Cerca de 10 toneladas de materiais já foram reutilizadas e são exemplos do compromisso da marca em adotar práticas sustentáveis na produção.
Iniciativa mais recente é em parceria com o fornecedor Borkar – Acessórios Automotivos Originais, reaproveitando o produto usado na vedação das juntas de carroceria, que vira tapetes. O projeto iniciou em Sorocaba (SP), se estendeu para Indaiatuba (SP) e reduziu desperdícios. Outro destaque é a colaboração com Revo e Techtools, aproveitando o excedente de alumínio da produção de motores, agora usado para fazer próteses ortopédicas.
Esses projetos se unem a outros como o ReTornar, onde Toyota e seus fornecedores doam itens que seriam descartados (uniformes antigos, tecidos automotivos, airbags e cintos de segurança) para virarem mochilas, bolsas, roupas para pets e acessórios. Entre 2011 e 2022, o projeto reutilizou mais de 17,5 toneladas de resíduos, produziu cerca de 105 mil produtos e impactou 1.640 pessoas.
Pra Viviane Mansi, Diretora de ESG e Comunicação da Toyota do Brasil, América Latina e Caribe, “A sustentabilidade e a economia circular são princípios fundamentais na marca. Estamos comprometidos com práticas responsáveis na produção, minimizando o desperdício e buscando maneiras de reutilizar materiais. Além de diminuir o impacto ambiental, isso intensifica a criatividade e a melhoria dos processos”. VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.
Comentar