Prontos para aproveitar o sábado ensolarado na ilha de Mosqueiro, veranistas formaram uma fila gigantesca desde o início da manhã deste sábado (22) no entorno da Praça Araújo Martins, localizada no bairro de São Brás, em Belém, de onde partem os ônibus urbanos que operam a linha Mosqueiro-São Brás. Antes das 6h já havia filas e ônibus no terminal, aguardando o início do embarque marcado para às 6h30.
Devido à intensa movimentação no sentido de saída da cidade, pela manhã, as viagens para o distrito apresentaram uma duração média de 2h30, conforme informações repassadas pelos agentes de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o que resultou numa espera um pouco maior pelo embarque nos coletivos.
+ Linha fluvial entre Belém e Mosqueiro tem 1º dia tranquilo
+ Embarque para Mosqueiro tem intensa movimentação e espera
Além disso, era possível observar que os ônibus saíam com poucos passageiros viajando em pé. A maioria preferiu aguardar mais tempo na fila para viajar ocupando os assentos. No entanto, este ritmo de saída incomodou alguns veranistas. Foi o caso da dona de casa Izilda Cardoso, 60, que chegou ao local por volta das 7h e teve de esperar mais de duas horas.
“A fila já estava grande quando cheguei. Está demorando muito. Estou indo com minha família. Vamos ficar na casa do meu ex-patrão, na praia do Chapéu Virado, e retornaremos só na segunda-feira. É bom para tomar um banho na praia e é mais em conta para a gente”, disse.
Já a dona de casa Leidiana Gonçalves, 38, juntou a turma toda e saiu bem cedo da casa onde mora, no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, para curtir o dia na ilha. “Chegamos 6h e a fila já estava muito grande. Mas já esperava porque é férias. Poderia ter mais ônibus. Já tem criança com fome e querendo estar na praia. Vamos agora e voltamos à tarde. Vale a pena pelo lazer com as crianças”, afirma ela, que estava acompanhada de filhos, neto, irmã e sobrinhos.
FOLGA
Acompanhado de familiares, o conferente de mercadoria Airton Lopes, 29, aproveitou uma folga do trabalho para passar o final de semana na bucólica. “Chegamos às 8h aqui e estou achando que está sendo rápido, com vários ônibus saindo. A gente volta somente na segunda-feira à noite, porque acredito que vai estar mais tranquilo (o trânsito). Meus amigos e eu alugamos uma casa no Chapéu Virado. Acertei com o patrão a folga. Vou todo ano para Mosqueiro, gosto muito e vou passar, também, na praia do Marahu”, assinala.
SERVIÇO
De sexta-feira a domingo, a primeira viagem para Mosqueiro ocorre às 6h30, saindo do Terminal na Praça Araújo Martins, em São Brás. A última viagem está prevista para sair às 21h45 na sexta e sábado e às 12h, no domingo. Em Mosqueiro, as viagens para Belém saem do Terminal Maracajá, na Rua Pratiquara.
O valor da tarifa para Mosqueiro é de R$ 6,40, sendo a meia-passagem R$ 3,20 e todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas.
Comentar