Os gatos, assim como todos os outros animais domésticos, podem ser reservatórios de parasitas, fungos, bactérias e vírus, que podem ser transmitidos para as pessoas, principalmente quando entram em contato com as suas fezes, saliva, urina ou pelo, podendo levar ao desenvolvimento de doenças.
Um homem de 47 anos começou a sentir dores de cabeça e febre algumas semanas após adotar um gato, mas pensou que os sintomas poderiam ser uma infecção causada pela Covid-19. Porém, alguns dias depois, ficou parcialmente cego. O caso aconteceu no último dia (31/04) na cidade do Texas, nos Estados Unidos.
De acordo com o jornal DailyMail, o rapaz perdeu a visão parcialmente enquanto dirigia e procurou um pronto-socorro, onde foi diagnosticado com a doença da arranhadura do gato.
Veja também:
Vírus misterioso causa três mortes na África
Mulher com gripe tem pernas amputadas na Inglaterra
Jovem come sobra de comida e tem pernas e dedos amputados
Segundo os médicos, essa doença é causada pela bactéria Bartonella henselae, que os gatos podem pegar através das pulgas. Cerca de 40% dos gatos carregam a bactéria em algum momento de suas vidas.
Ainda segundo os especialistas, maioria dos casos apresenta sintomas leves, como inchaço, febre e exaustão, mas a doença pode levar à perda de visão em cerca de 1 a 2% dos casos.
O paciente foi tratado com antibióticos e sua visão foi restaurada.
Comentar