Nos últimos anos, o Instagram se tornou uma das redes sociais mais presentes no cotidiano das pessoas. A vida passou a ser mais registrada, modificada por filtros e guiada por mudanças em algoritmos, tendências e a necessidade cada vez maior de (re)produzir conteúdo, seja pessoal ou mesmo para apresentar um empreendimento na rede.
Com cerca de 2 bilhões de usuários ativos mensais, o aplicativo oferece uma grande oportunidade para empreendedores exibirem seus produtos e serviços para um público amplo. “Através do Instagram, pessoas físicas e as empresas podem criar uma vitrine digital que permite aos clientes visualizarem os produtos e serviços de uma maneira fácil e acessível”, explica Andreza Alves, jornalista, mestra em Comunicação e CEO da agência Chama Comunicação, de Belém do Pará.
Além de facilitar a apresentação de um empreendimento, o Instagram permite, bem mais que apenas o contato, a construção e fortalecimento da presença digital de uma marca ou pessoa. Isto, no entanto, não é fácil e não é uma “receita de bolo”. Pelo contrário: cada caso é único e deve ser feito de modo profissional.
“A rede social precisa ter um acompanhamento, afinal é fundamental que as tendências de conteúdo e mercado sejam acompanhadas, além de pensar em uma variedade de linhas editoriais de conteúdo para o perfil ou marca. O profissional de mídias sociais está atento às mudanças das redes, sem falar que ele analisa de forma crítica e estratégica o que vem ou não funcionando”, destaca Andreza Alves, que também é especialista em produção de conteúdo e redação publicitária.
CONTEÚDO GERA ENGAJAMENTO E BONS NEGÓCIOS
Como se nota, na vitrine que é o Instagram, é fundamental ter bons produtos e serviços e apresentá-los de um modo atraente. No lugar de embalagens, placas e rótulos, ganham destaque os formatos feed e stories, com fotos, imagens ou vídeos e os reels, vídeos curtos que contam histórias, impactam e podem gerar grandes resultados.
Para Thiago Favacho, publicitário que também trabalha com produção de conteúdo mobile, em especial reels, “estes vídeos curtos possuem grande importância para as estratégias nas redes sociais. Isso porque, cada vez mais, produtores de conteúdo têm compartilhado, não só posts de entretenimento, mas também vídeos explicativos e informativos através dessa plataforma, que cada vez mais faz sucesso com o público”, enfatiza.
No mercado contemporâneo, em que as vendas iniciam na tela de celulares e computadores, portanto, os vídeos nas redes sociais, em especial Instagram e TikTok, são uma ótima maneira de se conectar com os seguidores, clientes e potenciais clientes. “Como resultado, esse tipo de vídeo rápido preenche todos os pré-requisitos do público, principalmente por entregar bons conteúdos de forma rápida e gerando uma maior conexão com o público por meio de trends, o que provoca a possibilidade de efeito viral”, conclui Favacho, que é conhecido nas redes sociais como “Val Pescador”.
Como se nota, atualmente, em que o mercado é cada vez mais competitivo, o Instagram é uma plataforma essencial para as pessoas e empresas que desejam aumentar sua presença online e atingir um público mais amplo. Com as ferramentas certas e uma estratégia eficaz de marketing, é possível utilizar o aplicativo como uma vitrine digital para mostrar seus produtos e serviços, construir sua reputação e aumentar suas vendas.
Instagram mudou a vida das pessoas, mas é preciso ir além
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“As redes sociais estão em constante mudança, por isso, é importante contratar profissionais especializados para cuidar do posicionamento e expansão de uma marca. Por mais que alguém seja ‘antenado’ nas tendências da Internet, são os profissionais de Comunicação os principais a conseguirem utilizar as ferramentas em favor da imagem de outras pessoas, marcas e empresas”, finaliza Andreza Alves.
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