A novela Vai na Fé abordou, na última semana, a alopecia, um problema que acomete milhões de brasileiros. Quem acompanha a trama notou que a personagem Marlene, interpretada por Elisa Lucinda, sempre foi muito apegada a sua peruca, mas o real motivo só foi revelado agora: ela tem medo de expor as falhas no couro cabeludo causadas pela alopecia. Trata-se de uma condição autoimune associada à queda ou diminuição do cabelo ou pelos do corpo, que pode atingir tanto homens quanto mulheres.
O que é alopecia? Entenda as causas e conheça os cuidados
Enquanto muitas pessoas sofrem tentando esconder os sintomas por vergonha ou preocupação com a aparência, tratar de um assunto tão delicado publicamente na tela da TV traz a oportunidade de promover o diálogo. “A alopecia pode afetar profundamente a autoestima, mas o mercado já dispõe de tratamentos eficazes e indolores. Conversar sobre o assunto ajuda a combater o estigma, promover a conscientização e dividir informações para lidar com o problema”, afirma Ton Toffanello, tricologista e cosmetólogo consultor da HTM Eletrônica, indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos.
A seguir, o especialista elenca 3 dos principais tratamentos capilares que podem ajudar a cuidar dos cabelos e combater a queda significativa dos fios. Confira:
Fototerapia com Laser Vermelho
A tecnologia de LED/Laser Vermelho promove resultados visíveis nas regiões capilares, sendo muito eficaz no combate à alopecia. Esse tipo de tratamento ajuda no aumento da circulação local e do metabolismo folicular, potencializando o crescimento dos fios, além de promover volume e qualidade capilar.
“O Stim Hair foi especialmente desenvolvido para tratamentos capilares, e apresenta resultados efetivos desde as primeiras sessões. Ele não combate só a queda, também fortalece os folículos dos fios que já existem. É indicado tanto para falhas quanto para regiões em que os fios são mais finos”, completa Toffanello.
Vacuoterapia capilar
Outra terapia extremamente efetiva e de resultados comprovados cientificamente é a vacuoterapia, defende o tricologista. Essa técnica consiste na utilização de uma ventosa ligada a um equipamento de eletrosucção. Proporciona aumento do aporte de nutrientes, melhora da oxigenação e da mobilidade tecidual através do deslocamento, reduzindo a rigidez da pele do couro cabeludo – comum em processos de queda capilar.
Alta frequência
É uma técnica que emite correntes alternadas de alta frequência, que são aplicadas no couro cabeludo através de eletrodos. Ela também promove um efeito fisiológico nos cabelos, como a melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo, a oxigenação celular do cabelo e eliminação de bactérias anaeróbias.
“Equipamentos especificamente desenvolvidos para este tratamento, como o Stim Hair da HTM Eletrônica, ajudam a evitar queda, fortalecer o folículo piloso, auxiliando no crescimento e reconstrução da cutícula capilar”, finaliza Ton.
Comentar