Comprar um imóvel é um passo importante na vida de qualquer pessoa, e para por isso em prática, é necessário ter alguns cuidados redobrados para evitar cair em golpes. Nessa jornada, contar com o auxílio de advogados especializados é fundamental. Eles possuem o conhecimento jurídico necessário para orientar os compradores, auxiliando na identificação de possíveis fraudes e garantindo que a transação seja segura e, de fato, válida.
A advogada Luciana Pinheiro, dá algumas dicas para quem pretende comprar um imóvel de forma tranquila e segura:
Um dos primeiros passos na compra de um imóvel é verificar a sua regularidade perante os órgãos competentes. “O interessado pelo imóvel deve solicitar a certidão atualizada do registro de imóveis no cartório. Pois em alguns casos, os criminosos falsificam esse documento, por isso o ideal é buscar diretamente no cartório”, ressalta a advogada. Além disso, também é importante que o comprador visite o imóvel e cruze os dados da certidão do registro de imóveis com aquele que efetivamente visitou.
Um fator comum quando se fala em golpes são aqueles relacionados a transações financeiras no processo de compra de imóveis. Para evitar esse tipo de situação, é importante escolher as formas mais seguras para estas transações. E é importante que o comprador desconfie de valores muito abaixo do mercado, pois as chances de ser golpe são altas.
Outra dica da advogada, é que o comprador evite fechar negócio com uma pessoa que não seja o proprietário do imóvel ou um procurador com poderes para venda do bem. “Nesses casos o ideal é checar a procuração, principalmente se é verdadeira e não foi revogada. Caso haja um intermediador entre comprador e vendedor, o ideal é que o interessado faça consultas ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis de seu estado, para saber se esse intermediador é um corretor de imóveis credenciado.
A presença de advogados especializados neste processo de compra de imóveis pode auxiliar na proteção contra estes crimes, proporcionando a análise minuciosa da regularidade do imóvel, a revisão dos contratos, garantia da segurança nas transações financeiras e o acompanhamento junto aos cartórios.
Comentar