Nesta sexta-feira (14), o ministro das Cidades, Jader Filho, esteve na cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará, para participar do Seminário Regional sobre moradia popular “Habitação para Todos”.
Além do ministro Jader Filho, estavam presentes o secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida; o secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani; o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Roberto Queiroz Tomé Júnior; secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Eduardo Andia e de Roberto Lemos, representando a Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos.
A abertura do evento, sediado no ginásio poliesportivo do município, contou com uma participação massiva do público. Cerca de três mil pessoas estiveram no local.
Por meio do Ministério das Cidades, o encontro serviu para aproximar ainda mais o Governo Federal da população e lideranças regionais de movimentos sociais, além das prefeituras de municípios do sul e sudeste do Pará.
Ao todo, 39 gestores municipais participaram do evento. Já entre os movimentos sociais, participaram as lideranças da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Pará (FETRAF-PA), representada por Noemi Gonçalves, da Central de Movimentos Populares (CMP), representada por Paulo Cohen, e do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM).
“Estamos aqui conversando com lideranças de movimentos sociais, prefeitos e parlamentares para mostrar como será o novo Minha Casa, Minha Vida. Por isso, viemos acompanhados dos secretários do Ministério das Cidades para que, além de expor nossos projetos, a gente possa sair daqui com as demandas dessa região”, explicou Jader Filho.
O ministro ressaltou, ainda, a importância de aproximar as lideranças de movimentos sociais de momentos como este, pois as políticas públicas devem ser construídas atendendo às necessidades de todas as pessoas, de qualquer condição social.
“Este seminário realizado em Parauapebas deve ser levado como um exemplo para outras regiões. Vamos precisar muito das parcerias entre o Governo Federal com as gestões estaduais e municipais e com os movimentos sociais para que a gente consiga alcançar plenamente as metas que traçamos”, detalhou.
Por fim, Jader Filho anunciou o desejo de repetir a ação de levar a equipe da pasta das Cidades para diversos municípios e regiões brasileiras, em um projeto nomeado “Ministério Itinerante”.
Comentar