
A vida urbana é marcada por constantes transformações que buscam acompanhar o crescimento das cidades e as necessidades de quem se desloca diariamente por elas. Na Região Metropolitana de Belém, uma dessas mudanças está prestes a se tornar realidade com a entrega do viaduto que liga a avenida Mário Covas à avenida Independência, em Ananindeua.
Com 85% dos trabalhos já concluídos, a estrutura se aproxima da reta final de execução e deve impactar diretamente a mobilidade de cerca de 30 mil pessoas. O viaduto contará com quatro faixas de rolamento, garantindo maior fluidez no trânsito entre a BR-316 e a Avenida Augusto Montenegro.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Saneamento chega à Vila da Barca e vai beneficiar mais de 5 mil moradores
- Projeto Pipas transforma diversão em aprendizado para estudantes no Pará
- Vice-governadora visita Hospital da Mulher e celebra mais de 150 mil atendimentos
Um dos diferenciais do projeto é a presença de um mural assinado por Jeferson Cardoso, pintor de 44 anos e mais de duas décadas de carreira. Inspirado na fauna e flora da Amazônia, o artista celebra a oportunidade de deixar sua marca. “Sei que minha arte vai trazer tranquilidade a quem passar por aqui. É um trabalho feito com carinho, para que todos que passarem contemplem a beleza da natureza amazônica”, afirma.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
A pintura destaca espécies como o macaco-de-cheiro e a arara-canindé, símbolos da diversidade regional. "Nos inspiramos na diversidade da fauna amazônica, que é uma das mais ricas do mundo", explica Jeferson.

LEGADO DA COP30
Para a engenheira fiscal Emanuele Gaia, do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), a iniciativa vai além da infraestrutura. "Temos a liberdade de explorar a Amazônia de diversas maneiras, e fazer isso por meio da delicadeza da arte realça ainda mais a beleza e os legados que a COP30 nos deixará."
A expectativa também é grande entre os moradores da região. O aposentado Wyberlon Gester, que vive na Avenida Mário Covas há quase quatro décadas, acredita que a obra vai solucionar um problema antigo. "A obra traz benefícios para quem mora aqui e para quem vem da Avenida Independência para a BR. O trânsito estava um caos. Estou ansioso pelas melhorias que esse viaduto trará para todos nós", diz.

ÚLTIMOS RETOQUES
Com 350 metros de extensão e 14 de largura, o viaduto permitirá que veículos também circulem por baixo da estrutura na Avenida Independência. No momento, os trabalhos concentram-se em pavimentação, meio-fio, drenagem e paisagismo, etapas que antecedem a entrega definitiva da obra.

Comentar