
A Prefeitura de Belém entregou a nova feira do Mercado de São Brás. A nova feira tem 195 equipamentos de venda completamente reformados, entre espaço de refeições populares, de lanches e setores diversos, como confecção e vestuário, produtos naturais e assistência técnica. A obra de requalificação teve investimento total de mais de R$ 150 milhões, uma parceria entre Governo Federal, através da Itaipu Binacional; Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém. Ao todo, 195 permissionários que atuam no local são beneficiados.
O novo equipamento público conta com novas telhas termoacústicas, piso Korodur de alta resistência, com boxes com ladrilhos hidráulicos, granitos nas partes de lanche e gastronomia, feitos de material metálico e de fácil manutenção. Foram entregues três banheiros públicos, masculino, feminino e PCD, localizados na área das refeições; e mais de dois banheiros na área da Grande Feira (masculino e feminino). Também foi entregue um espaço de convivência em frente à Praça de Alimentação.
O governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou a importância da entrega de um espaço digno para os trabalhadores do mercado. “O novo Mercado de São Brás é uma obra muito importante, parceria do Governo Federal, a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado. Obra iniciada na gestão do prefeito Edmilson e que agora o prefeito Igor pode entregar a segunda etapa, que, certamente, traz para Belém um equipamento público extraordinário. Não só pela beleza, mas também pela oportunidade de trabalhadores e trabalhadoras poderem estar num lugar digno, de qualidade, que poderão ofertar os seus produtos e, claro, o público podendo vir aqui e usufruir desse espaço, que conjuga o resgate da arquitetura e da memória de Belém com todas as suas raízes coloniais. Certamente um dos prédios mais lindos do Brasil”, disse.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Na ocasião, a vice-governadora Hana Ghassan afirmou que o espaço será um novo ponto turístico para Belém. “A gente fica muito feliz de estar entregando um espaço lindo para a nossa cidade, um espaço produtivo, que vai contribuir para o turismo e vai contribuir também para o nosso cotidiano, para o dia a dia das pessoas que moram aqui, para ter um espaço mais adequado, com mais higiene, para a gente poder vender o que a gente tem de bom no nosso Estado e na nossa capital. Queria pedir para que cada um possa cuidar desses fatos com muito carinho, porque é de cada um e é da cidade também”, destacou.
ORGULHO
O prefeito de Belém, Igor Normando, frisou que o processo de requalificação completa do Mercado de São Brás contou com a relocação de todos os permissionários da antiga feira. Sendo assim, todos os feirantes estão tendo acesso a um espaço novo e adequado ao exercício da atividade informal.
“Todo mundo está com o seu espaço requalificado, bonito, do jeito que eles merecem e tanto lutaram para ter. Hoje, pra gente, é um motivo de muito orgulho. Prefeitura de Belém, Governo do Estado, Governo Federal, todos irmanados numa só voz e num momento fantástico na nossa cidade. A COP vai deixar um legado incrível e esse é um grande legado dela: recuperar o patrimônio histórico da cidade e devolver para a população e para aqueles que tanto construíram a história desse mercado”, afirmou.
Quer saber mais, acesse a edição do jornal Diário do Pará
Comentar