plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$

home
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Governo do Pará reforça defesa do derrocamento do Pedral do Lourenço

Governo do Pará defende derrocamento do Pedral do Lourenço para modernizar infraestrutura e impulsionar economia, reduzindo custos e emissões.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Governo do Pará reforça defesa do derrocamento do Pedral do Lourenço camera No último sábado (16), em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Helder Barbalho reforçou o compromisso do Estado com o projeto. | Divulgação

O Governo do Pará voltou a defender o derrocamento do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins, como uma obra essencial para o desenvolvimento econômico da região Norte e para a modernização da infraestrutura logística do Brasil. A proposta visa tornar o trecho navegável durante todo o ano, consolidando a Hidrovia Tocantins-Araguaia como um dos principais corredores de escoamento da produção nacional.

Para garantir a execução do projeto, o Estado encaminhou um ofício ao governo federal e ao Ministério do Meio Ambiente, destacando que o empreendimento já conta com licença ambiental concedida pelo Ibama. No documento, o governo estadual ressalta que se trata de uma demanda histórica, fundamental para ampliar a competitividade, gerar empregos e reduzir custos logísticos.

Com a viabilização da hidrovia entre Marabá e Barcarena, estima-se que o modal poderá transportar entre 20 a 60 milhões de toneladas de carga por ano. Isso representa o potencial de retirada de até 500 mil viagens de caminhão das rodovias da região, o que contribuiria para a redução de acidentes, menor desgaste das estradas e diminuição das emissões de poluentes, já que o transporte hidroviário é até 20 vezes menos poluente que o rodoviário. Além disso, os custos logísticos podem cair até 30%, beneficiando diretamente produtores, exportadores e toda a cadeia econômica envolvida.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

No último sábado (16), em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Helder Barbalho reforçou o compromisso do Estado com o projeto. Ele destacou o esforço para garantir o licenciamento ambiental e a navegabilidade permanente do rio Tocantins, além de se posicionar contra a proposta de criação de uma nova área de proteção ambiental na região do Pedral, medida que, segundo ele, "pode comprometer um projeto considerado estratégico, sustentável e estruturante para o Pará e para o Brasil".

Veja o vídeo:

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias