plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$

home
RELIGIÃO

Fundada em Belém, Assembléia de Deus celebra 114 anos

Tradicional celebração da igreja, que iniciou em Belém e se espalhou pelo mundo, dá início à programação dos próximos dias. Fundadores ganharão esculturas na Estação das Docas

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Fundada em Belém, Assembléia de Deus celebra 114 anos camera Encenação mostrou a chegada de Gunnar Vingren e Daniel Berg na Escadinha da Estação das Docas | (Celso Rodrigues/ Diário do Pará)

A Assembléia de Deus iniciou as celebrações pelos 114 anos de fundação da igreja com a tradicional reconstituição da chegada dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, fundadores da denominação em Belém. O evento ocorreu no último sábado, 14, e teve como tema “Sal da terra e luz do mundo”, trecho do Sermão da Montanha em que Jesus encoraja os apóstolos sobre a missão que devem exercer sobre o mundo. A cerimônia que reuniu mais de 30 mil pessoas começou na escadinha da Estação das Docas e contou com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.

Muitos fiéis compareceram vestidos com trajes do início do século XX, relembrando o momento simbólico da chegada de Vigren e Berg. O cortejo saiu em direção a avenida Presidente Vargas, com dois homens simulando os missionários. Segundo os registros históricos, eles receberam, por meio de uma profecia, o direcionamento de pregar o evangelho no Pará. Com poucos recursos e sem falar português, partiram de Nova York e chegaram a Belém em 19 de novembro de 1910. “De Belém, a Assembleia se espalhou para todo Brasil e é o maior fenômeno evangélico do mundo que nasceu aqui, neste lugar. Esse é o maior culto a céu aberto para reconstituir a chegada dos nossos pioneiros”, destacou o pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus, em Belém.

O trabalho dos missionários suecos se formalizou no dia 18 de junho de 1911 com a fundação da Missão da Fé Apostólica, que, sete anos depois, se tornaria oficialmente a Assembleia de Deus. Para o pastor do Templo Central da igreja, Philipe Câmara, a reconstituição da chegada é uma forma de contar a história às futuras gerações.

“A igreja marcha para frente, ela olha para frente, mas sem jamais esquecer das suas origens e essa é uma origem extremamente espiritual”, frisou. A Assembleia é a maior denominação pentecostal do planeta, com mais de 7 milhões de membros em 180 países. Apenas em Belém, são 550 templos e cerca de 155 mil fiéis.

Quer saber mais notícias de religião? Acesse nosso canal no Whatsapp

Hana Ghassan, anunciou a construção de um monumento com a escultura em tamanho real de Gunnar Vingren e Daniel Berg, nas proximidades da escadinha. “Se Deus permitir, no próximo ano, estaremos com as esculturas prontas, fazendo parte da história de Belém, do Pará e da Assembleia de Deus”. A novidade entusiasmou a fiel Mariluce Chaves, 53, que congrega em Belém e todos os anos acompanha a reconstituição. “É muita glória! Já pensou fazer parte dessa história em plena COP30? É uma bênção!”.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias