
O Governo do Estado realizou, ontem (1º), mais uma entrega das carteiras de habilitação do programa social CNH Pai D’égua, em Belém. A cerimônia aconteceu no Ginásio Esportivo Mangueirinho, onde 3 mil pessoas receberam seus documentos.
Na cidade de Belém e na região metropolitana, 20 mil pessoas serão beneficiadas nesta fase do programa, que abrange primeira habilitação, adição e mudança de categoria. Além disso, as entregas também ocorreram em outros municípios, como Tomé-Açu, Paragominas, Tucuruí, Marituba, Ananindeua e Castanhal. O processo de entrega das CNHs continuará ao longo de 2025 em todo o Estado.
Na sua segunda edição, o programa conseguiu ampliar ainda mais seu impacto, alcançando 60 mil pessoas em todo o Estado e reafirmando o compromisso do governo estadual de criar mais oportunidades para as pessoas de baixa renda.
Com milhares de carteiras já entregues, o CNH Pai D’égua se destaca como o maior programa de isenção de taxas do Detran no Brasil. Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho comemorou essa conquista e ressaltou a importância da iniciativa para a população paraense. “Este ano, já entregamos 15 mil habilitações e temos mais 15 mil em produção. Isso nos permitirá agendar novas entregas. É importante lembrar que essas entregas acontecem em várias cidades, com um cronograma divulgado para que as pessoas não precisem se deslocar muito. Nosso objetivo é alcançar essa meta ousada até o final do ano, proporcionando oportunidades para essas famílias”, afirmou.

OPORTUNIDADES
Ele ainda ressalta que essa iniciativa não só facilita o acesso à habilitação, mas também ajuda a criar oportunidades de trabalho e aumentar a renda. Esses são pontos muito importantes para um Estado que está se preparando para receber um dos eventos climáticos mais significativos do mundo. “Hoje, ter uma habilitação significa estar legalmente apto a dirigir um veículo, mas também é uma porta aberta para conseguir um emprego. É importante que o Governo reconheça seu papel social e busque facilitar a vida das pessoas. Por isso, existe o programa CNH Pai D’égua, que oferece a habilitação gratuita para aqueles que comprovam não ter condições de arcar com as taxas e os custos de autoescola. Assim, quem se inscrever no programa pode obter a CNH sem nenhum custo”, pontua o governador.
“Com essa habilitação, as pessoas ganham a oportunidade de dirigir, se tornarem profissionais autônomos, garantirem uma renda, abrirem pequenos negócios, trabalharem como motoristas de táxi ou de aplicativos e, assim, se inserirem no mercado de trabalho. Dessa forma, conseguimos ajudar muitas pessoas em todo o estado a melhorar sua situação financeira”, acrescenta.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
LIBERDADE
Uma das pessoas beneficiadas foi a dona de casa Cinthia Karine, de 52 anos. Ela afirma que ter a carteira de habilitação significa conquistar uma liberdade financeira. “Para mim, isso representa uma grande liberdade. Como mulher, ter meu próprio dinheiro e meu trabalho me permite comprar o que eu quiser, sem precisar pedir nada a ninguém. Quero trabalhar como motorista de aplicativo e, no futuro, quem sabe, atuar como condutora escolar”, compartilha.
Elivelton Morais, de 28 anos, também foi beneficiado. Ele compartilha que pretende trabalhar como mototaxista. “Hoje eu consegui minha habilitação. Isso é muito importante para mim, pois agora poderei trabalhar com mais tranquilidade. É um grande alívio poder passar por esse processo sem custos, já que tirei minha carteira A e B. O valor para obter essas habilitações é bem alto e eu não teria como pagar. Mas hoje, graças a Deus e a esse programa, consegui”, finaliza.

A vice-governadora Hana Ghassan lembrou que o programa consegue fazer a diferença na vida dos contemplados por atender efetivamente aqueles que não têm recursos para pagar por uma carteira de motorista. “Que esse benefício seja motivo de prosperidade na vida de vocês, com trabalho e oportunidades, quem sabe já na COP 30. O CNH Pai D’égua veio pra ficar”, destacou.
Comentar