Câimbra é um incômodo que quase todo mundo já sofreu pelo menos uma vez na vida, seja se espreguiçando, praticando uma atividade física ou até mesmo estando em repouso. O que muita gente não sabe é que no verão as pessoas estão mais propensas a sentir esse desconforto.
Sabores do verão: restaurantes unem gastronomia e Amazônia
Saiba como resgatar a beleza natural da sua pele nesse verão
Causas
De acordo com o fisioterapeuta quiroprata, Dionatan Vinchiguerra, sentir esse incômodo é comum, principalmente em dias quentes por conta da desidratação. Segundo ele, praticar exercícios no calor desidrata o corpo e essa perda é difícil de repor porque o suor contém minerais e eletrólitos, ou seja, ao suar a pessoa perde potássio, zinco, sódio, ácido lático, uréia, magnésio, amônia, entre outros: “Quando esses nutrientes caem, aumenta a incidência de câimbras causadas pelo calor", destaca o profissional.
As câimbras também são comuns em outras situações, como em pessoas que têm diabetes, má circulação, grávidas, idosos e ou em quem tem anemia. “Uma contração involuntária da câimbra durante a natação no mar pode ser muito perigosa resultando em afogamento e até mesmo em morte", alerta o especialista.
Como prevenir
Segundo o fisioterapeuta, beber bastante água, se alimentar de forma saudável e praticar exercício físico regularmente, além de se aquecer antes de qualquer que seja ele, são fatores fundamentais para evitar as câimbras.
O que fazer quando surgir a câimbra
Se for aproveitar o verão para nadar nessas férias, seja em piscina ou no mar aberto, por exemplo, o ideal é que vá acompanhado de outra pessoa, pois o risco de se afogar com essa contração involuntária do músculo é grande.
“Se a câimbra surgir, mantenha a calma, alongue os músculos com a câimbra na direção contrária, repita o movimento até a dor diminuir”, orienta o fisioterapeuta.
Massagear a área afetada também é uma ótima opção, segundo o especialista. “Massagens em movimentos circulares na área afetada promove o relaxamento da musculatura e alivia a dor”, afirma ele.
Evite
O fisioterapeuta também orienta que as pessoas evitem o consumo de cafeína, bebida alcoólica, chás e refrigerantes durante a hidratação no verão, já que essas bebidas têm efeito diurético e podem desidratar o corpo.
“Se estiver correndo e sentir a dor provocada por esse problema, pare imediatamente e ingira bastante líquido, além de usar compressas geladas ou toalhas na área afetada para resfriar o corpo", aconselha.
Sobre o profissional:
Dionatan Crescencio Vinchiguerra é fisioterapeuta, pós-graduado em quiropraxia com capacitação em agulhamento a seco, ventosaterapia, bandagem funcional, manipulação articular e liberação miofascial. Tem experiência em ajudar pacientes com lesões físicas, paralisia facial, diástase abdominal (pós-parto), preparação de atletas de alta performance, pós-operatório entre outros.
Comentar