plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$

home
MINISTÉRIO ITINERANTE

Jader Filho participa do 1º Seminário “Cidade em Debate"

Realizado na manhã desta sexta-feira (2), o eveto contou com ainda com a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, e diversos prefeitos da região

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Jader Filho participa do 1º Seminário “Cidade em Debate" camera São Miguel do Guamá foi escolhida como sede do seminário por conta de sua importância econômica regional | Divulgação

Reforçando o trabalho de diálogo e aproximação do Ministério das Cidades com os municípios brasileiros, o ministro Jader Filho participou do 1º Seminário “Cidade em Debate: Desafios e Possibilidades”. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (2) em São Miguel do Guamá, no nordeste do Pará.

O evento teve como objetivo reunir com as representações municipais para traçar planos, ouvir as lideranças, apresentar iniciativas e fortalecer parcerias para fomentar o desenvolvimento econômico e social das cidades da região.

São Miguel do Guamá foi escolhida como sede do seminário por conta de sua importância econômica regional. A cidade é considerada o maior polo cerâmico e serralheiro do norte do Brasil – com 46 cerâmicas e 20 serrarias que geram mais de três mil empregos diretos.

Além de Jader Filho, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, também estiveram presentes, assim como mais de 50 prefeitos de municípios das Regiões de Integração do Guamá, Capim e Caeté.

Jader Filho destacou que o 1º Seminário das Cidades é apenas o começo de uma longa jornada, que pretende percorrer diversas regiões do Pará e do Brasil, levando a estrutura e equipe do Ministério das Cidades para mais próximo dos municípios brasileiros.

"Precisamos ouvir os prefeitos e os vereadores para retomar o pacto federativo e para que as políticas possam chegar até os moradores das cidades do país. Quem melhor entende dos problemas de cada município são os vereadores e os prefeitos", comentou o ministro.

LEIA TAMBÉM:

+ Presidente do Senado elogia ministro Jader Filho

+ Ministro da Casa Civil exalta gestão de Jader Filho no MCid

+ A Voz do Brasil: Jader Filho pontua mudanças no "Minha Casa"

"Nós viemos aqui para falar e para ouvi-los. Com isso, podemos possibilitar a ligação entre as demandas dos municípios e as políticas do Governo Federal. Asfalto, habitação, saneamento e mobilidade são essenciais para qualquer cidade, por esta razão apresentamos os projetos que estamos desenvolvendo nos ministérios das Cidades e da Integração e reforçamos a nossa disponibilidade em atender a todos", disse.

Waldez Góes declarou que neste momento onde o Pará foi escolhido como sede da COP-30, em 2025, a presença e participação dos municípios é de suma importância na construção do legado que o evento global vai trazer ao estado.

"É muito bom saber que prefeitos, vereadores, comunidades locais, associações e muitos outros entes estão participando da construção das políticas públicas para toda a região. Em breve o Pará, a Amazônia e o Brasil serão destaque mundial com a COP 30. Faremos a maior e melhor Conferência do Clima da história. O legado será enorme na área do meio ambiente e nas outras áreas que serão beneficiadas com investimentos", destacou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional.

MINISTÉRIO ITINERANTE

Jader Filho adiantou informações sobre os próximos encontros com prefeitos paraenses, os quais deverão ocorrer nas cidades de Santarém e Altamira, no oeste e no sudoeste do Pará, respectivamente.

Nas duas ocasiões, a intenção é reunir novamente a equipe do Ministério das Cidades — como foi feito em Parauapebas no dia 14 de abril e em São Miguel do Guamá neste dia 2 de junho — para consolidar o compromisso e a disponibilidade do Governo Federal em retomar o diálogo com os municípios, os programas sociais e as políticas públicas essenciais para a vida dos brasileiros.

"É importante vocês ouvirem o que a nossa equipe tem a falar e apresentar para que vocês, prefeitos, possam se habilitar e ter acesso aos programas e iniciativas, tanto do Ministério das Cidades, quanto do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional", explicou Jader Filho.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias