Belém já era mencionada como possível sede da Conferência do Clima das Organização das Nações Unidas (COP) 30 desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da COP 27, realizada em novembro de 2022, no Egito. Entre as ações que realizou por lá, que incluiu seu primeiro discurso internacional após ser eleito pelo terceiro mandato como presidente, o chefe do Executivo anunciou que pediria que o Brasil sediasse o evento em 2025.
Em abril desse ano, durante evento em Madri, na Espanha, com empresários do Brasil e do país europeu, o presidente Lula aproveitou o momento para defender oficialmente Belém como sede da COP 30.
Já em janeiro deste ano, a capital paraense foi indicada à ONU como candidata para sediar a Conferência do Clima de 2025, caso o Brasil fosse escolhido para receber o evento.
Mas para algumas pessoas, a sede brasileira não nunca foi dúvida. Durante programação na Globo News, o jornalista especializado em Meio Ambiente André Trigueiro apostou ao vivo que a sede da COP 30 seria no Pará.
Agora na tarde desta sexta-feira (26), o presidente Lula e o governador do Pará Helder Barbalho anunciam Belém como sede da COP 30. Esta será a primeira vez que uma cidade brasileira sedia o evento internacional.
A aprovação da cidade como sede do evento foi feita pelas Organizações das Nações Unidades (ONU), no último dia 18.
VEJA O VÍDEO:
Comentar