Diminuir os impactos da COVID-19 nos municípios do Marajó, a partir da mobilização de jovens e publicação de mensagens de comunicação visando o aumento da vacinação e combate às fake news são os principais objetivos do projeto “Te Sai Covid”.
A partir do conhecimento local e contexto vivido pelas comunidades dos municípios, o Te Sai Covid articula com vários setores da sociedade, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. O projeto é uma realização do Instituto Peabiru, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), NPI Expand Brasil e a SITAWI.
Nas primeiras etapas do projeto, foram realizados “Encontros Focais” presenciais, com um total de 123 adolescentes mobilizados nos municípios de Salvaterra, Soure, Gurupá, Afuá, Chaves e Ponta de Pedras. Os encontros debateram sobre a COVID-19, de maneira lúdica, com roda de conversa e jogos educativos e abriu espaço para que os adolescentes pudessem expor de maneira leve e interativa suas percepções sobre a COVID-19 e suas formas de cuidado e prevenção.
Outro momento importante do projeto, foi a realização de visitas técnicas, que possibilitou o levantamento de um diagnóstico situacional, para verificar como estava o andamento da COVID-19, com contribuições dos técnicos dos municípios, com preenchimento de relatórios, para entender a melhor maneira de como o projeto pode ajudar no aumento da cobertura vacinal. O projeto enviou materiais aos municípios, como: caixas térmicas, tendas, materiais informativos, cartões de vacinação, luvas, seringas, agulhas, banners, camisas e apoio de combustível em alguns casos, para que as equipes pudessem se deslocar às localidades mais distantes dos municípios.
Para o gerente do projeto, Edgar Barra, o “Te Sai Covid” busca uma resposta ainda mais efetiva contra a COVID-19. “Devido ao afrouxamento das medidas de prevenção, a COVID-19 foi saindo dos holofotes, foi saindo da prioridade, mas, especialmente também em função das notícias falsas. Então, o projeto tenta resgatar isso, ao apoiar as equipes municipais e promover o melhor engajamento dessas equipes na resposta ao vírus”, explicou.
“Esperamos que Marajó consiga superar melhor os indicadores baixos de cobertura vacinal contra a COVID-19, e a gente espera, de fato, ao final desse processo, ao final desse primeiro semestre de 2023, ter melhores números nos municípios com o apoio do projeto”, disse.
Para o Secretário de Saúde do município de Salvaterra, Waldemir Junior, o apoio do Projeto tem sido fundamental no combate ao vírus. “Estamos felizes com o apoio do Te sai Covid, para nós toda ajuda é bem-vinda. Espero que com a ajuda do projeto, principalmente com a comunicação, a gente consiga a adesão de mais pessoas na campanha vacinal”.
Davi Muniz, 15 anos, do município de Gurupá, Marajó é um dos adolescentes que faz parte da mobilização. Residente do Quilombo "Maria Ribeiro", Davi participou de uma das estratégias do projeto, o “Encontro Focal".
“Minha primeira experiência com o projeto ‘Te Sai Covid’ foi quando eles vieram aqui no interior convidando para participarmos em Belém, para falar sobre a pandemia e sobre nossas experiências e agora eles voltaram. Participei de novo. O projeto é importante porque fala sobre a COVID-19. Porque, infelizmente, ela não acabou e não vai acabar, já vai ser uma coisa do cotidiano. A gente vai ter que, toda vez, tomar vacina para se proteger desse vírus. Vai ser parte da nossa vida. Então é muito importante a gente continuar falando sobre isso, por isso gosto muito do projeto do “Te Sai Covid”, comemorou.
Comentar