A rede de lojas de móveis e produtos de decoração Tok&Stok teve a falência solicitada na Justiça de São Paulo, na última quarta-feira (19). Esse é o capítulo mais recente na situação da empresa, que está fechando unidades em diversos estados do Brasil.
Lojas em Fortaleza (CE), Vila Velha (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP) estão com descontos de até 50%, uma verdadeira queima de estoque para vender uma grande quantidade de produtos, antes de fechar definitivamente essas unidades.
Estima-se que a empresa fechará de 10% a 20% do total de lojas pelo país.
O fechamento de filiais empresa pode ser explicado por uma grande crise financeira, que causou o endividamento de lojas de varejo, como a Americanas, Marisa, entre outras.
Em março deste ano, a Tok&Stok precisou pagar um débito de mais de R$ 2 milhões somente de aluguel, isso após receber ação de despejo em Minas Gerais, por não pagar o aluguel de janeiro do imóvel Extrema Business Park I.
E EM BELÉM?
Segundo o colunista Mauro Bonna, do DIÁRIO DO PARÁ, a crise da Tok&Stok em Belém chegou apenas à unidade localizada no shopping da Doca, que será a única fechada na capital, de acordo com representantes da empresa.
O QUE ACONTECEU COM A EMPRESA?
Segundo reportagem do Valor Econômico, após o pico da demanda no início da pandemia, a empresa teve um aumento repentino no número de estoques, o que elevou os custos fixos a partir de 2021 e afetou a operação.
A reportagem informa ainda que, com dívida estimada em R$ 600 milhões, a companhia passou a ter ainda mais dificuldade para negociar prazos e condições com os credores neste ano.
Comentar