O governador Helder Barbalho (MDB) anunciou na noite desta quarta-feira (12), nas redes sociais, a criação do programa Escola Segura, um projeto de lei que visa realizar uma série de ações para trazer mais segurança nas unidades de ensino e prevenir que novos ataques violentos venham acontecer.
O projeto foi assinado pela vice-governadora Hana Ghassan, já que Helder está em Xangai, na China, onde participa reuniões e integra a comitiva do presidente Lula. De acordo com o governador, a gestão estadual está tomando diversas iniciativas para trazer paz ao ambiente escolar.
“Estaremos criando um núcleo de segurança, dentro da Seduc, para iniciativas de proteção nas escolas, como por exemplo botão do pânico, monitoramento de câmeras, iniciativas que possam em cada escola, ter a efetividade necessária”.
Ainda segundo o governador, o projeto prevê a presença de policiamento nas escolas e reforço de psicólogos, que irão trabalhar para identificar alunos e famílias que estejam necessitando do acompanhamento psicológico.
O Programa Escola Segura terá um núcleo de segurança, com monitoramento da Seduc, além da criação de um batalhão escolar, convocação de policiais da reserva e contratação de psicólogos e assistentes sociais
O programa foi anunciado no último dia 31 de março pelos titulares das secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e de Educação (Seduc), Ualame Machado e Rossieli Soares, respectivamente. As duas pastas vão trabalhar em conjunto no intento de garantir que as escolas estaduais sejam ambientes livres de violência.
O projeto Escola Segura será enviado para a Assembleia Legislativa do Pará nesta quinta-feira (13), onde será analisado e votado pelos deputados.
Comentar