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MERCADO

Setor de marmitas cresceu 68% em três anos no Brasil

Pandemia do novo coronavírus contribuiu com esse aumento, que agora deve estabilizar. Consumidores adquiriram um novo hábito

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Imagem ilustrativa da notícia Setor de marmitas cresceu 68% em três anos no Brasil camera Ana Menezes conta que chegou a preparar 200 marmitas durante a pandemia. Serviço de entregas continua fazendo sucesso | FOTO: CELSO RODRIGUES

Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apontou um crescimento de 68% no setor de marmitas em todo o Brasil, somente nos últimos três anos. Neste período que coincidiu com os momentos mais críticos da pandemia da Covid-19, quase 300 mil marmitarias foram abertas no país. Os novos negócios, somados aos já existentes, alcançaram o montante de 440.493 estabelecimentos registrados oficialmente.

Segundo a entidade, foi justamente a pandemia que permitiu o crescimento da atividade, que chegou a provocar significativas mudanças relacionadas ao consumo de alimentos como, por exemplo, os pedidos de delivery, e segue chamando atenção do mercado empreendedor. Depois do primeiro “boom”, a tendência é de estabilização.

Em Belém, vários restaurantes ofereceram o serviço durante a pandemia e ainda continuam com a modalidade. Um desses estabelecimentos fica localizado na avenida Rômulo Maiorana, no Marco, e é administrado pela Ana Menezes, que recebe a ajuda de outras pessoas para garantir os preparativos das marmitas e entregas. Antes da pandemia, a proprietária já trabalhava com essa opção, mas foi realmente nos últimos anos que viu os pedidos aumentarem.

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“Como eu fornecia para algumas empresas aqui perto, sempre tinha encomendas diárias para atender essa demanda dos funcionários. Até então, eram poucas as pessoas que vinham de fora para comprar e levar. Mas foi na pandemia que tudo mudou. Enquanto outros estabelecimentos não suportam a crise, por semana cheguei a preparar quase 200 marmitas. As encomendas eram muitas mesmo”, contou.

A mudança da rotina das pessoas, aliada à praticidade do delivery e à variedade no cardápio, foram os principais pontos que fizeram as marmitas do restaurante da Ana virarem um sucesso. “Hoje, tem semanas nas quais as saídas são menores e outras em que esse fluxo aumenta. Mas acredito que as pessoas se acostumaram com essa facilidade. Alguns clientes relatam que está sendo mais econômico comprar a comida feita. Graças a Deus eu tenho uma variedade no cardápio que garante também essa fidelidade”, disse a proprietária.

E mais...

Levantamento da receita federal

A Receita Federal também chegou a divulgar números relacionados às marmiterias. De acordo com órgão fiscalizador, em 2022 foram abertos quase 80 mil estabelecimentos no ramo, sendo a maioria por microempreendedores individuais (MEI).

O dado coletado é menor quando comparado ao ano anterior que registrou 112 mil negócios. Porém, a atividade de fornecimento de marmitas no ano passado ficou superior ao visto em 2019, no período pré-pandemia.

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