plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$

home
DADOS PREOCUPANTES

OMS alerta para alta nos casos de sarampo nas Américas

Com 2.318 infecções e três mortes, OMS alerta para risco de surtos; baixa cobertura vacinal é principal causa da volta da doença

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia OMS alerta para alta nos casos de sarampo nas Américas camera OMS alerta para casos de sarampo. | Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (29), a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alarme pelo aumento expressivo dos casos de sarampo na região das Américas em 2025. A instituição registrou um aumento de 11 vezes nos casos da infecção viral na região em comparação com o mesmo período de 2024.

Segundo a OMS, entre os dias 1º de janeiro e 18 de abril de 2025, foram contabilizados 2.318 casos da doença, com três mortes confirmadas. A maioria dessas pessoas têm entre 1 e 29 anos e não foram vacinadas ou não possuem registro de vacinação.

“O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida pelo ar, que pode levar a complicações graves e à morte”, explica a organização em comunicado.

Conteúdos relacionados:

Apesar de a vacina contra o sarampo ser segura, eficaz e amplamente disponível,inclusive de forma gratuita em muitos países, a adesão à imunização segue abaixo do necessário. De acordo com a OMS, em 2023, mais de 22 milhões de crianças ao redor do mundo não receberam sequer a primeira dose.

Além das Américas, o cenário também é preocupante na Europa. Um relatório conjunto da OMS e do Unicef divulgado em março mostrou que o continente registrou, em 2024, o maior número de casos desde 1997: foram 127.350 infecções, o dobro em relação ao ano anterior.

Por que o sarampo está voltando?

De acordo com o infectologista Renato Grinbaum, o ressurgimento do sarampo está diretamente ligado à queda da cobertura vacinal, fenômeno impulsionado pela desinformação e pelo avanço de movimentos antivacina, especialmente após a pandemia de Covid-19.

"Existe chance do surto chegar ao Brasil porque a nossa cobertura vacinal caiu. O motivo é o descrédito às vacinas vindo da pandemia", disse o infectologista.

Embora o sarampo seja frequentemente associado à infância, adultos não vacinados também estão vulneráveis à doença. A melhor forma de prevenção continua sendo a vacinação, disponível gratuitamente na rede pública de saúde brasileira, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esquema vacinal contra Sarampo no Brasil

No Brasil, o esquema vacinal contra o sarampo inclui duas doses para crianças e jovens até 30 anos. Adultos entre 30 e 60 anos devem tomar uma dose e quem não tem certeza se foi imunizado pode se vacinar novamente.

Quer saber mais notícias sobre o Brasil e o mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp

"A vacina contra o sarampo está no calendário vacinal há décadas e eventos adversos severos são extremamente raros. Mas os benefícios são muito frequentes, não vemos mais crianças internadas com formas graves de sarampo. Isto é o resultado da vacina", ressalta o infectologista Renato Grinbaum.

Em 2016, o país recebeu da OMS o certificado de eliminação do sarampo. Porém, perdeu o reconhecimento dois anos depois, por causa da redução na cobertura vacinal e da entrada do vírus por migrações e viagens internacionais. Já em 2024, o Brasil recuperou a certificação, após um período sem casos de brasileiros com a doença desde 2022.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias