A esposa do CEO da empresa OceanGate, Stockton Rush, que está a abordo do submarino Titan desaparecido desde do último domingo (17), e que tinha como destino visitar os destroços de Titanic, é descendente de duas vítimas do naufrágio de 1912.
De acordo com a New York Times, Wendy Rush é tetraneta de Isidor e Ida Straus, um dos casais mais ricos a bordo do Titanic. O casal eram coproprietários da loja de departamentos Macy’s. Rush é descendente de uma das filhas de Isidor e Ida, Minnie, que se casou com Richard Weil, em 1905. O filho do casal, Richard Weil Jr., foi presidente da Macy's de Nova Iorque, e o filho deste, Richard Weil III, é o pai de Rush.
Isidor e Ida Straus são recordados por sobreviventes do naufrágio como tendo recusado coletes de salvamento em prol de mulheres e crianças que aguardavam resgate. Na época, Ida teria declarado as pessoas que não deixaria o marido, com quem estava casada há quatro décadas. O casal foi, depois, visto de braço dado no convés do Titanic, à medida que o navio afundava.
Uma versão ficcional dessa história foi incluída no filme de James Cameron, retratando dois idosos abraçados em uma cama conforme o nível da água aumenta na cabine. No entanto, o corpo de Isidor foi encontrado duas semanas após o desastre, enquanto os restos mortais de Ida nunca foram encontrados.
Comentar