A água de coco tem se consolidado como uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, de acordo com pesquisas. Segundo a Kantar, empresa líder global em dados e consultoria, mais de 1,5 milhões de lares passaram a adquirir esse líquido entre novembro de 2018 e novembro de 2019.
Esse crescimento se deve, em parte, ao clima propício do Brasil, bem como à posição do país como um dos maiores produtores desse alimento no mundo.
Veja também:
Confira três receitas deliciosas para o fim de semana
Veja 5 receitas pra incrementar seu prato com picadinho
A popularidade da água de coco também se justifica pelos seus benefícios à saúde. A nutricionista Marina Seidl explica que essa bebida "é excelente para hidratação e reposição de eletrólitos, sendo interessante o consumo principalmente após a atividade física. Além disso, é uma enorme fonte de potássio, já que auxilia no controle da pressão arterial e evita o aparecimento de cãimbras. A bebida possuí também fibras que são importantes para a regularização do intestino e uma ação antioxidante e diurética”.
A engenheira de alimentos Gislaine Santana acrescenta que a água de coco “tem uma ótima combinação de sais minerais e carboidratos. Além disso, é de baixa caloria”.
Essas características tornam a água de coco uma escolha ideal para pessoas que praticam exercícios físicos, pois ela atua como um isotônico natural, capaz de repor os sais minerais perdidos através do suor.
Outra grande vantagem da água de coco é que ela pode ser consumida por bebês a partir de 1 ano, desde que com a autorização de um pediatra e sem substituir a água ou interferir na alimentação.
Gislaine destaca que para os bebês, a água de coco serve como um complemento das refeições, especialmente em casos de desidratação causada por diarreia, vômitos ou constipação. Além disso, gestantes e lactantes podem se beneficiar do consumo desse líquido, pois ele estimula a produção do leite materno.
De acordo com a especialista, os principais nutrientes da água de coco são:
Sódio
Potássio
Magnésio
Vitamina C
Agora, que tal aproveitar para adicionar a bebida em três receitas simples? Veja!
1 – Smoothie de frutas vermelhas
Ingredientes:
1 xícara (chá) de frutas vermelhas de sua preferência;
1/2 banana nanica madura congelada;
1/2 xícara (chá) de água de coco;
1 colher (sopa) de sementes de linhaça (opcional);
1 colher (sopa) de adoçante natural (stévia ou xilitol) ou açúcar demerara.
Modo de preparo:
No liquidificador, bata todos os ingredientes por 2 minutos e acrescente gelo. Bata novamente até obter uma mistura cremosa.
2 – Sorvete de baunilha e água de coco
Ingredientes:
500ml de leite de coco
100ml de água de coco;
1 col. (chá) de essência de baunilha;
Agave a gosto.
Modo de preparo:
Em uma panela, junte todos os ingredientes e mexa em fogo médio, sem ferver, até que estejam todos bem dissolvidos e a mistura comece a engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Após esse tempo, leve ao congelador por cerca de 5 horas. Retire, mexa bem para ficar mais cremoso, e devolva ao congelador por mais 3 horas antes de servir. Dica: pode repetir esse processo mais de uma vez: quanto mais vezes, mais cremoso!
3 – Pudim de chia tropical
Ingredientes do creme:
2 bananas;
1 manga;
1/2 abacaxi;
1 xíc. de água de coco.
Ingredientes do recheio:
6 col. (sopa) de chia;
2 col. (sopa) de xilitol;
1 xíc. de leite de coco;
1 xíc. de leite de amêndoas.
Modo de preparo:
Para o creme, bata todos os ingredientes no liquidificador. Para o recheio, misture todos os ingredientes e leve à geladeira por 2 horas. Nesse tempo, mexa 3 vezes. Em um copo, coloque o recheio, cubra com o creme tropical e vá intercalando até finalizar com o creme. Use como coberturapedacinhos de coco ralado e abacaxi.
Comentar