Aquele churrasco do fim de semana não precisa ser apenas um festival de carnes vermelhas ou de frango. Também pode ser uma excelente oportunidade para comer um delicioso peixe assado na brasa. No entanto, não basta apenas comprar um peixe inteiro - com cabeça, pele e escamas - e jogá-lo na churrasqueira.
Para que a receita saia daquele jeitinho que você tanto gosta, é preciso seguir alguns passos indispensáveis. Segundo a chef executiva Eva dos Santos, do Grupo Victor Restaurantes, tudo começa pela escolha do peixe certo e dos acompanhamentos que combinem com o sabor suave do peixe, como alguns molhos, cremes e temperos para trazer algum contraste sem tirar o destaque da estrela principal do prato.
LEIA TAMBÉM:
Saiba como tirar o pitiú de peixe da cozinha e das mãos
Páscoa: ovo de pudim promete no feriado. Faça em casa!
Siga o passo a passo para fazer um delicioso peixe assado na brasa:
Como escolher o peixe certo
O primeiro passo é escolher alguma das espécies de peixe mais indicadas para assar na grelha. Algumas delas são: tambaqui, sarda, linguado, robalo, pescada, pescadinha amarela e o pouco conhecido peixe galo.
Na receita da chef, o peixe usado foi um pargo inteiro, com pouco menos de 1kg. Contudo, para servir até 4 pessoas o mais recomendável é utilizar um peixe com 2 kg ou mais. Como nesse preparo a chef optou por retirar a pele do peixe, as escamas também foram eliminadas. Contudo, se você preferir servir com a pele é melhor que as escamas sejam mantidas.Elas ajudam a dar mais firmeza no momento de assar.
Como limpar e temperar
Antes de temperar, o passo inicial é fazer um corte na parte da barriga do peixe e limpar muito bem as vísceras, retirando toda pele e secando todo o sangue do interior do animal. A chef Eva temperou com folhas de manjericão e um dente de alho inteiro amassado e com casca no interior. Como o peixe estava fresco, ela não usou muito sal, de modo a não tirar o sabor do pescado. Antes de levar ao fogo, a chef também fez dois pequenos cortes na pele do peixe, para permitir que ele assasse melhor e facilitar a retirada da pele depois de assado.
A brasa e a grelha
Quando se usa uma churrasqueira convencional, não se pode descuidar do fogo. A lenha e o carvão queimam de maneiras diferentes e atingem diferentes temperaturas. Para um peixe pequeno o fogo brando já é suficiente, para animais maiores é preciso um fogo mais forte. A carne é colocada em uma grelha, porém sem fechá-la para não prensar o peixe e desfazer sua forma natural. Antes de levar o peixe ao fogo, a chef esquentou primeiramente a grelha sozinha no fogo e passou bastante azeite em todo o peixe.
O ponto certo
Usando uma faca, você pode testar o ponto do peixe. Se a faca penetrar suavemente em toda a carne, estará pronto para virar. É preciso bastante atenção nesse momento, pois filés menores assam muito rápido, com cerca de 8 minutos de fogo em cada lado. Fique atento à cor da pele do peixe. Se você for retirá-la para servir, não há problema em deixá-la mais torrada, porém se for ser servida é preciso mais atenção à temperatura e altura do fogo, para que a pele não fique queimada.
Finalização e acompanhamentos
Para servir, a chef retirou cuidadosamente a pele da parte superior do peixe, finalizando com um pouco de flor de sal e coloca uma crosta de cogumelos salteados na brasa no lugar da pele, dando um acabamento no peixe e disfarçando imperfeições. Para acompanhar, pirão de peixe com milho defumado na brasa e cebolinha.
CONFIRA A RECEITA:
Peixe na brasa com crosta de cogumelos e pirão de peixe com milho.
Rendimento
2 pessoas
Ingredientes
1 kg de peixe pargo
* a gosto de folhas de manjericão
1 dente de alho amassado com casca
200 gramas de cogumelo tipo Paris
1 colher de sopa de manteiga
* a gosto de tomilho
300 ml de caldo de peixe
50 gramas de farinha
1 espiga de milho
* a gosto de cebolinha
Modo de preparo
Limpe as vísceras do peixe e preencha com as folhas de manjericão e o alho amassado. Unte completamente com azeite, coloque na grelha e leve à churrasqueira por cerca de 15 minutos.
Leve os cogumelos e o milho à churrasqueira com o auxílio de uma frigideira com furos, própria para defumação, ou então dentro de um escorredor de massa ou grade de alumínio.
Pique muito bem os cogumelos, leve a uma frigideira com manteiga e tempero com sal e tomilho.
Com o caldo de peixe, misture a farinha e acrescente o milho defumado.
Retire a pele da parte superior do peixe, preencha com a crosta de cogumelos e sirva com o pirão.
Comentar