O tradicional cafezinho da manhã e até mesmo da tarde, é um costume muito apreciado pelos brasileiros e não tem como dispensar essa bebiba da rotina diária. Ele fica ainda mais gostoso acampanhado de um pãozinho ou um bolinho, mas também está ganhando novos formatos.
Atualmente é possível tomar café de várias formas, não só aquele café pretou ou com leite. Já ouviu falar no café cremoso? Pois bem, ele está ganhando o coração dos apaixonados por café por trazer uma sensação deliciosa de sabores para quem consome.
O café cremoso está sendo bem aceito entre o público, e os baristas estão sempre inventando novas receitas para agradar ao paladar de quem gosta de frequentar cafeterias e está sempre em busca de novidades.
Origem do café cremoso
O café cremoso começou a fazer sucesso principalmente por conta do distanciamento social exigido pelas consequências da pandemia do novo coronavírus.
Essa nova forma de tomar café se deu por conta do fechamento dos cafés na pandeia, por isso foi necessário buscar maneiras diferentes de preparar o café em casa. Mas engana-se quem pensa que o café cremoso, aquele feito na batedeira, é uma invenção nova.
Também chamada de Café Dalgona, essa bebida já fez muito sucesso na década de 1980. Tudo indica que a receita seja de origem sul-coreana, já que foi lá que os vídeos, ensinando o seu preparo, viralizaram nas redes sociais, principalmente no Tiktok.
O nome Dalgona, por sua vez, é o mesmo de um doce típico do país, feito de açúcar, semelhante ao caramelo. Batizaram o café com esse nome por ter sabor semelhante.
Saiba como ele é preparado
A receita do café cremoso é muito fácil de fazer e leva apenas três ingredientes: água quente, açúcar e café solúvel. O segredo está em bater tudo na batedeira até formar um creme bem espesso e encorpado. O leite só é adicionado no fim.
Você até pode utilizar com o fouet, mas prepare o braço! É preciso velocidade para chegar ao ponto certo.
Embora a receita original leve o leite quente ou morno no fim da preparação, há pessoas que preferem adicionar mais água quente e tomar purinho. O açúcar também pode ser substituído pelo xilitol, se você estiver preocupado com as calorias ou for diabético.
Para dar um toque especial à receita, experimente também adicionar um toque de canela, uma colher de cacau em pó ou, então, algumas gotas de essência de baunilha.
Há também quem prefira tomar a bebida gelada, com água fria e cubos de gelo. Se você inventar alguma outra variação do café cremoso, não deixe de contar aqui nos comentários!
Ingredientes
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água bem quente
50 g de café solúvel
Instruções
Misture 2 xícaras de açúcar com 50 g de café solúvel.
Acrescente 1 xícara de água quente e bata na batedeira por 10 a 15 minutos.
Para beber, misture 2 colheres de sopa do café em uma xícara de leite quente.
Assista o passo a passo no vídeo:
Comentar