Este ano ficou marcado com o retorno de todas as procissões e eventos do Círio de Nazaré, na forma tradicional, após dois anos de ausência. E chega a hora de dizer adeus.
O encerramento da 230ª edição do Círio de Nazaré acontecerá neste domingo, dia 23 de outubro, com uma missa celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, na Basílica Santuário, às 18h, aberta ao público, seguida de apresentação de um vídeo mapping na fachada da Basílica e anúncio do tema do Círio 2023, além dos tradicionais fogos, apenas com espetáculo de cores e música, a partir das 21h30. No total foram 15 dias de devoção e expressão de fé à Nossa Senhora de Nazaré.
“Nos despedimos de mais um Círio de Nazaré e com a certeza que foi uma retomada como todos esperavam, com muita devoção, fé e, principalmente, agradecimentos por tudo que vivenciamos nestes dois anos. Permanecerei na coordenação do Círio em 2023, e vamos trabalhar para ampliar mais ainda as nossas ações de evangelização e com os eventos que acontecem ao longo do ano. A grande festa encerra neste domingo, mas a devoção a Nossa Senhora permanece o ano todo”, avalia o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) deste ano, Antônio Salame.
VÍDEO MAPPING
A partir das 21h30, será realizada uma projeção de vídeo mapping na fachada da Basílica de Nazaré pelo projeto “Cores, Sons e Sensações”. O espetáculo é aberto ao público. A realização é do VJ Lobo e da Amplicriativa, com apoio institucional da Basílica de Nazaré e da Diretoria da Festa de Nazaré. O projeto tem patrocínio da Equatorial Energia através da Lei Semear, Fundação Cultural e Governo do Estado do Pará.
O público pode acompanhar esse espetáculo presencialmente ou de casa: haverá transmissão ao vivo pela TV Nazaré, Instagram do Círio de Nazaré (@ciriooficial) e redes da Basílica.
FOGOS
O espetáculo de fogos deve durar cerca de 7 minutos e vai colorir o céu de várias cores. Neste ano, serão usados fogos de efeito pirotécnicos de baixo ruído, respeitando a determinação da proibição de soltura de fogos de artifício com estampido em todo o Pará, integrante do Código Estadual de Proteção aos Animais. Os fogos serão instalados próximos da Basílica. O material foi fornecido pela empresa Box Eventos.
Para garantir a segurança do encerramento da festa, o Arraial de Nazaré será fechado para a entrada do público a partir das 19h. Será reaberto somente na segunda, a partir das 8h da manhã.
TRÂNSITO
Segundo Semob, o perímetro do entorno da Basílica Santuário será isolado para veículos, para permitir maior segurança viária aos pedestres, no acesso à Praça Santuário, e concentração para assistir ao show pirotécnico, bem como, à programação do Círio Musical e ao arraial. Para isso, haverá interdição na avenida Generalíssimo Deodoro com a avenida Nazaré, na Vila Leopoldina com avenida Nazaré e na Governador José Malcher, com a Generalíssimo Deodoro.
O trânsito e as linhas de ônibus que circulam pela avenida Nazaré serão desviados pela travessa Rui Barbosa, seguindo pela avenida Gentil Bittencourt, a destino e os que acessam a Nazaré, pela travessa Quintino Bocaiúva, seguirão direto pela Gentil Bittencourt, a destino.
Comentar