plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$

home
VEJA O QUE MUDA

Anac suspende transporte aéreo dos Correios

Decisão entra em vigor em 4 de junho por risco com cargas perigosas

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Anac suspende transporte aéreo dos Correios camera Transporte de cargas do Correios está suspenso pela Anac | Divulgação

Após anos de alertas ignorados, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu agir de forma mais dura. A partir do próximo dia 4 de junho, está suspenso o transporte aéreo de cargas dos Correios, após a constatação de falhas no cumprimento das normas de segurança, especialmente no envio de materiais perigosos como baterias de íon de lítio, altamente inflamáveis.

A medida afeta diretamente as operações das duas únicas empresas contratadas pelos Correios para o transporte aéreo: Sideral Linhas Aéreas e Total Linhas Aéreas. Ambas foram notificadas da suspensão, assim como a estatal.

Conteúdo Relacionado

A decisão da Anac veio na esteira de um incidente ocorrido em novembro de 2023, quando uma aeronave da Total, a serviço dos Correios, sofreu um princípio de incêndio causado por uma carga irregular contendo baterias de lítio.

O avião precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Guarulhos. O caso ainda é investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Desde 2016, a Anac exige que o transporte de materiais perigosos obedeça a normas específicas. No entanto, os Correios, segundo a agência, vêm descumprindo essas exigências sistematicamente.

A estatal envia as malas postais lacradas, sem declarar corretamente os conteúdos às companhias aéreas, o que impede que as cargueiras adotem os procedimentos adequados de segurança.

Embora as empresas contratadas sejam certificadas para transportar cargas perigosas, elas precisam conhecer o conteúdo exato e as quantidades para aplicar os protocolos corretos. Nesse modelo de operação, as companhias apenas embarcam o material embalado pelos Correios, sem possibilidade de inspeção, o que contraria a regulação.

Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A suspensão, segundo a Anac, poderá ser revertida caso os Correios e as transportadoras aéreas adotem, com urgência, todas as medidas de adequação às normas. Em dezembro do ano passado, já havia sido imposto um conjunto de medidas cautelares, mas a maior parte delas não foi cumprida integralmente.

Até o fechamento desta reportagem, os Correios não haviam se manifestado. A Anac também não comentou oficialmente a decisão.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias