![Primeiros brasileiros deportados afirmaram ter sido agredidos Imagem ilustrativa da notícia Brasileiros deportados dos EUA relatam maus-tratos em voo](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/890000/750x400/Deportados_00893672_0_-t.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F890000%2FDeportados_00893672_0_.jpg%3Fxid%3D3004192&xid=3004192)
Na tarde desta sexta-feira (7), parte dos 111 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcaram no Aeroporto de Fortaleza (CE) e relataram maus-tratos durante o voo. Segundo a secretária dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França, os deportados estavam algemados, acorrentados e passaram fome durante todo o trajeto.
Após o desembarque, os brasileiros foram atendidos pela equipe do Aeroporto de Fortaleza, onde relataram os abusos sofridos durante a viagem. “Eles estavam acorrentados, com algemas, mas quando eles desceram do avião já estavam soltos. Vieram muito machucados emocionalmente, eles sofreram muito”, declarou Socorro França.
Conteúdo Relacionado
- Itamaraty cobra EUA por uso de algemas em brasileiros
- Itamaraty condena ataques e orienta brasileiros no Líbano
A secretária destacou ainda que, assim que os deportados chegaram, o governo do Ceará providenciou alimentação, água, kits de higiene e um atendimento humanizado, retirando as algemas e correntes.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Socorro França também relatou a presença de muitas crianças no voo, que estavam com fome e não comeram até desembarcarem. “A gente se preocupou com o estado delas. Elas só comeram depois que desembarcaram”, afirmou Socorro França.
O caso se soma a outro episódio ocorrido em janeiro, quando 88 brasileiros chegaram a Manaus (AM) e seguiram para Confins (MG). Na ocasião, também houve relatos de maus-tratos durante o voo, incluindo o uso de algemas e agressões.
A prática de algemar migrantes deportados é uma política dos Estados Unidos, sendo retirada apenas quando o avião aterrissa no país de origem dos deportados.
Comentar