Não é a primeira vez que o presidente Lula e o Papa Francisco conversam para tratar de assuntos importantes para o mundo. Em conversa por telefone, na manhã desta quarta-feira (31), Lula fez um convite ao pontífice.
Entre os assuntos tratados pelos dois, o brasileiro agradeceu a atuação do Papa pela paz na Ucrânia e pelo combate à pobreza. Lula agradeceu também a atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia, contra as forças que atacam a floresta, e as menções e solidariedade do Papa com o país ao longo dos últimos anos.
+ Papa Francisco diz que Lula foi condenado injustamente
+ Lula viaja para visitar o papa Francisco
Além disso, o presidente contou sobre os esforços e trabalhos para retomar o combate à pobreza e à fome no Brasil. Aproveitando a oportunidade, convidou o Santo Padre para fazer uma visita ao país. O Papa Francisco ficou de analisar o convite e a possibilidade de uma visita papal.
As autoridades devem se reunir pessoalmente durante uma audiência no Vaticano em junho ou julho de 2023. Lula ainda relatou ao papa suas conversas com outras lideranças em busca da paz na Ucrânia, e lamentou a escalada do conflito na região.
O Papa aconselhou Lula que ele, pela autoridade conquistada ao longo de uma vida marcada pela coerência, tem autoridade para liderar.
Comentar