O crescimento da circulação de um certo tipo de droga está preocupando autoridades dos Estados Unidos. Chamada de“supermaconha”, a K9 é uma mistura de produtos químicos industriais com moléculas sintéticas de THC, psicoativo encontrado nas plantas cannabis.
De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas no Estados Unidos (NIDA), a entorpecente causa efeitos diversos, que vão desde o relaxamento, até vômitos, ansiedade extrema, psicose e pensamentos suicidas.
A K9 é até cem vezes mais potente que a maconha natural, e um dos motivos para isto é o fato de ela ser um canabinoide sintético, uma droga feita em laboratório.
Os fabricantes da droga projetam toda a substância para se parecer com a maconha “tradicional”. Os agentes químicos são inseridos sobre qualquer erva seca, como o capim.
Droga no Brasil
Em São Paulo, a Polícia Militar apreendeu 30 quilos de K9, em Ferraz de Vasconcelos e cerca de 300 porções da droga no centro da capital, no último dia 31 de março.
Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a apreensão da supermaconha no Brasil cresceu 600% somente em 2022.
Thiago Fidalgo é professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ele afirmou que ainda não há um entendimento total sobre o perigo que a droga pode causar à saúde dos usuários, já que, apesar de parecer com maconha, o entorpecente é muito mais forte.
“Age em alguns locais do cérebro que são os mesmo da maconha, mas de forma diferente. É semelhante, mas não é a mesma coisa”.
De acordo com o NIDA, os principais efeitos dos canabinoides sintéticos são:
· Relaxamento
· Percepção alterada dos objetos e condição à volta
· Sintomas de psicose - pensamento desordenado, sem vínculo com a realidade
· Ansiedade extrema
· Confusão
· Paranoia - desconfiança extrema em relação aos outros
· Alucinações - sensações e imagens que não são reais.
Ainda segundo o NIDA, a droga causa uma espécie de “efeito zumbi”, que vem da confusão mental registrada nos usuários, os quais passam a ter uma visão alterada da realidade.
Há diversos registros de pessoas que passaram mal ao utilizar a droga e precisaram ser levadas ao pronto-socorro. O NIDA revela os principais sintomas registrados nos pacientes:
· Batimentos cardíacos acelerados
· Vômitos
· Comportamento violento
· Pensamentos suicidas.
.
A K9 vicia?
· Sim, canabinoides sintéticos podem ser viciantes, segundo informações do NIDA. Os sintomas de abstinência são:
· Dores de cabeça
· Depressão
· Ansiedade
· Irritabilidade.
·
Dá para ter overdose com canabinoides sintéticos?
Sim. Overdose é quando o uso de drogas em quantidade elevada leva a reações perigosas, com sintomas graves. O abuso de K9 pode causar:
· Intoxicação
· Pressão sanguínea elevada
· Menor fluxo sanguíneo no coração
· Danos aos rins
· Convulsões.
Comentar