O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou que o Marco do Saneamento Básico deverá receber investimentos de, pelo menos, R$ 120 bilhões no setor até 2023. A novidade foi anunciada durante entrevista ao Valor Econômico.
Os investimentos fazem parte das mudanças promovidas por um decreto que só será divulgado na próxima quarta-feira (5), em reunião com governadores em Brasília.
O objetivo do novo marco é que 99% da população tenha fornecimento de água e 90%, coleta de esgoto em 2033.
“Desde o primeiro momento, a nossa fala para todos eles é que o que interessa para o governo é a questão do investimento. Porque ninguém sozinho vai conseguir destravar e nem fazer os investimentos necessários para alcançar a universalização. Precisa de investimento privado e também público. Sempre foi esse o nosso intuito”, pontuou Jader Filho, ao longo da entrevista.
+ Governo voltará a comprar alimentos da agricultura familiar
+ EMPREGO À VISTA! Seduc abre PSS para psicólogos e assistentes sociais
A versão atual do marco, segundo o ministro das Cidades, privilegiava o investimento privado e não atendia o público, deixando mais de 30 de milhões de pessoas desassistidas do serviço. Por esse motivo, foi prorrogado o prazo para que companhias municipais se organizassem em operações regionalizadas. O prazo foi ampliado para o fim de 2025.
Comentar