A violência contra jornalistas é um problema crônico que vem crescendo no Brasil e no mundo, muito em razão da intolerância e das exacerbações políticas que se apresentaram com a polarização. Os dados são retrato de uma sociedade cada vez mais divida e em muitas vezes adoecida com os protestos internos e externos.
Um exemplo prático ocorreu recentemente quando jornalistas da rádio Sucesso FM, de Catalão, sudeste de Goiás, foram agredidos por um homem, que invadiu o estúdio onde os profissionais de comunicação trabalhavam. O caso ocorreu durante uma transmissão ao vivo no último sábado (20).
A ação do agressor foi filmada e compartilhada nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver que o homem grita aos jornalistas: "o irmão do vagabundo tá aqui. Põe no ar, fera!". Em seguida, o suspeito dá um tapa nas costas de um dos trabalhadores e ainda ameaça: "não fala dele não, vagabundo".
Ainda durante a agressão, o homem fez novas ameaças: "Não invadi o estúdio não, a porta tá aberta! Tô aqui fora esperando. Vira homem. Fala da minha família, sem vergonha (...) Daqui pra frente, presta atenção no que você fala!. Esquece meu irmão, esquece minha família", grita o agressor.
Segundo o Metrópoles, o homem que fez as agressões se chama Jardel Custódio. Ele teria se alterado após ouvir críticas ao irmão dele, que é servidor da Prefeitura de Catalão e teria se envolvido em uma confusão com os comunicadores da rádio, em um estádio de futebol.
Estavam presentes no momento da agressão os jornalistas Mamede Leão, Ricardo Nogueira e Yan Victor.
A rádio Sucesso FM divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso, afirmando que "o Nosso Programa é uma produção independente de total responsabilidade de seus criadores e apresentadores". O texto também destaca que a empresa é contra qualquer tipo de violência e que "aguarda a posição da Justiça em relação às medidas tomadas por todos os envolvidos".
VEJA TAMBÉM:
Comentar