Você já ouviu falar no Kendo? É uma arte marcial japonesa moderna, desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. Em solo paraense, a Associação de Kendo do Pará (AKP) completa 15 anos de fundação e a comemoração acontece neste sábado (13), a partir das 18h, na sede da Associação Pan-Amazônica Nipo Brasileira.
A AKP tem um extenso currículo de conquistas, como a participação na seleção brasileira de Kendo, as medalhas conquistadas nos campeonatos do Norte-Nordeste e o sonho realizado em treinar na Universidade do Japão. Além disso, possui diversos professores graduados (1º, 2º, 3º e 4º dan) pela Confederação Brasileira de Kendo (CBK) e também é filiada à Federação Internacional de Kendo no Japão (FIK).
A HISTÓRIA:
No ano de 1984, o paraense Jaime Ribeiro Júnior conheceu o professor Momuro Yamashina, da Universidade Kokushikan, e começou a praticar o Kendo. Na época, a Kokushikan era representada em Belém pela Associação Paraense de Artes Marciais (APAM), atual Academia Machida. O mestre retornou para o Japão, mas seu aluno expandiu a prática com crianças e jovens da capital. Hoje, ele possui graduação de 3º dan de Kendo.
Ganhando força no Pará e conseguindo cada vez mais adeptos, a Associação de Kendo do Pará foi fundada em maio de 2008 por Jaime Jr e seu filho Fábio Carvalho. Desde 2019, a diretoria da AKP é formada por Claudio Temporal (presidente, 3º dan de Kendo e 2º dan de Iaido), Álvaro Masayoshi (vice-presidente, 3º dan de Kendo e 1º dan de Iaido) e Jayme Rafael (diretor técnico).
Os treinos de Kendo e Iaido são realizados regularmente na Associação Nipo Brasileira, na Trav 14 de abril, às terças e quintas-feiras, às 18h.
Comentar