A ampla reforma promovida pelo Governo do Pará no Novo Mangueirão, que envolveu a realização de obras de reconstrução, ampliação e modernização da praça esportiva, proporcionam ao torcedor paraense uma experiência imersiva semelhante a dos estádios mais modernos do mundo. O estádio, a partir de agora, atende às diretrizes da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Baseado no conceito de multifuncionalidade e com uso de alta tecnologia, o novo sistema de segurança do Estádio Olímpico também está entre essas obras de requalificação, que visam justamente equipará-lo aos mais altos padrões internacionais.
LEIA TAMBÉM:
Mangueirão tem setor vip e ingressos de até R$ 320 no Re-Pa
Re-Pa terá aparelhagem na reinauguração do Mangueirão
O monitoramente em tempo real de todo o estádio é realizado por 530 câmeras, que também possuem a capacidade de fazer o reconhecimento facial de cada uma das pessoas que frequentam os espaços durante os eventos. Esse recurso torna possível a identificação de pessoas com problemas judiciais.
Todos os equipamentos utilizados na segurança pública são conectados diretamente com os modernos computadores da Secretaria de Segurança Pública e monitorados pelo Centro Integrado de Controle e Comando (CICC).
DELEGACIA DO TORCEDOR
Qualquer ocorrência policial registrada no interior do estádio será atendida pela Delegacia do Torcedor, agilizando os procedimentos criminais. O espaço, sob responsabilidade da Polícia Civil do Pará, funcionará em esquema de plantão. "O que o Governo do Pará busca proporcionar é que o sistema de segurança seja rápido e eficaz no controle e na punição dos autores de possíveis delitos, agindo sempre de acordo com o estatuto do torcedor, fazendo com que os clubes não saiam prejudicados", enfatizou o delegado Dilermando Tavares.
EVENTOS TESTE
Nos dois clássicos entre Remo e Paysandu - válidos pela Copa Verde -, que foram disputados nos dias 26 e 29 de março, os novos equipamentos funcionaram com 100% de eficiência, segundo Luciano de Oliveira, secretário adjunto operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup).
"Os órgãos que compõem a Segup concluíram que os eventos foram tranquilos, mesmo com público reduzido. Garantimos o acesso facilitado dos torcedores, sem maiores ocorrências", destacou.
ATUAÇÃO OSTENSIVA
Os eventos teste também contaram com a atuação ostensiva de aproximadamente 4 mil agentes da segurança pública, dentro e fora do Novo Mangueirão, garantindo a segurança dos torcedores. Na área externa, os agentes da Polícia Militar do Pará atuaram em um raio de cobertura de 5 quilômetros.
"As nossas ações dentro dos corredores de acesso ao estádio e as arquibancadas foram um sucesso, sem quaisquer ocorrências. Para o próximo domingo (9), dia da entrega oficial do Novo Mangueirão, iremos repetir a atuação exitosa", disse o Coronel Sérgio Ricardo Neves, chefe do Departamento Geral de Operações da PMPA.
INTEGRAÇÃO
Participam das ações de segurança no Novo Mangueirão as Polícias Civil e Militar, Detran, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Semob, Guarda Municipal de Belém, Secretaria de Economia do Município de Belém (Secon) e Organização Pública.
PROTEÇÃO ÀS TORCEDORAS
Para garantir a efetivação de políticas públicas que protejam e garantam segurança às mulheres torcedoras, a Secretaria de Estado da Mulher (Semu), a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e a Polícia Civil do Pará articularam em conjunto a instalação de uma unidade itinerante da Delegacia da Mulher dentro do Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. A delegacia vai iniciar os atendimentos no próximo domingo (09), durante o clássico entre Remo e Paysandu (RexPa), que marcará a entrega oficial do novo estádio pelo Governo do Estado.
“O estádio também é lugar de mulher, e precisa ser seguro para a participação e presença feminina. Essa parceria da Semu com a Seel e a Polícia Civil reforça a preocupação em coibir crimes, como importunação sexual, assédio”, reforçou a secretária de Estado da Mulher, Paula Gomes.
Segundo a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Daniela Santos, a ação integrada entre os órgãos estaduais vai garantir que a delegacia atue diretamente em várias frentes, incluindo educação para prevenção e repressão ao comportamento criminoso contra as torcedoras. Entre os principais focos de atenção da unidade está o enfrentamento direto e imediato frente aos delitos de importunação sexual e relacionados à violência de gênero.
“Nós fazemos todo um trabalho para a educação sobre o tema, com panfletos e policiais informando que a importunação sexual é um crime previsto em lei. Agora, com o novo Mangueirão, nós pretendemos ampliar a atuação da Polícia Civil não apenas na educação, mas também com repressão e a realização de procedimentos policiais, caso haja algum tipo de violência de gênero contra a mulher”, disse.
ENTREGA DO ESTÁDIO
O Novo Mangueirão será entregue pelo governador do Pará, Helder Barbalho, no próximo domingo (09). O jogo que marca a data histórica será entre o Clube do Remo e Paysandu.
As melhorias proporcionadas pelo Governo do Pará abrangem a área externa do complexo, que está mais seguro e tecnicamente adaptado aos clubes, jogadores, equipes técnicas e, principalmente, aos seus espectadores e amantes do esporte. Toda a área do estacionamento foi ampliada e modernizada, aumentando a capacidade para cerca de 6,5 mil vagas.
O acesso ao Mangueirão foi reorganizado e ampliado. Para chegar às arquibancadas, o torcedor agora conta com sete rampas de cada lado, sendo uma exclusiva para cadeirantes. O estádio conta com total acessibilidade para pessoas com deficiência, elevadores panorâmicos e novas catracas.
Comentar