A seleção brasileira sub-17 encerrou sua participação no Mundial da categoria, nesta quinta-feira, com mais um sabor amargo. Assim como na semifinal contra Portugal, o Brasil empatou sem gols com a Itália no tempo normal e voltou a ser derrotado nos pênaltis — desta vez por 4 a 2 — na disputa pelo terceiro lugar. A partida foi realizada no Aspire Zone, em Doha, no Catar.
Sob o comando de Dudu Patetuci, o Brasil terminou o torneio sem perder no tempo regulamentar. Em oito jogos, a equipe acumulou três vitórias e cinco empates, mas a invencibilidade não foi suficiente para garantir um lugar no pódio: duas eliminações seguidas nas penalidades selaram o quarto lugar brasileiro. O goleiro João Pedro, um dos principais destaques do Brasil no Mundial, voltou a aparecer bem nas penalidades.
Conteúdo relacionado
Ele defendeu a cobrança de Andre Luongo, mantendo as esperanças brasileiras. Porém, do outro lado, Luiz Pacheco e Luiz Eduardo desperdiçaram suas batidas, definindo o triunfo italiano. A Itália começou mais organizada e ganhou vantagem logo cedo: Vitor Fernandes foi expulso aos 12 minutos do primeiro tempo, deixando o Brasil com um jogador a menos durante quase toda a partida.
A seleção brasileira teve de recuar, apostando em uma postura defensiva para suportar a pressão italiana. Mesmo assim, conseguiu crescer na segunda etapa e até comemorou — por pouco tempo. Felipe Moraes marcou, mas o gol foi anulado por impedimento. Sem grandes chances criadas após o gol invalidado, o duelo terminou empatado em 0 a 0, levando a decisão para os pênaltis. E, como na semifinal, o Brasil não conseguiu converter as cobranças necessárias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar