A Copa do Mundo no Qatar encerrou oficialmente no último domingo (18) e já deixa saudades. A taça foi entregue à Argentina, que levou a melhor diante da França, nos pênaltis. Sobre ela, algo que chama a atenção são as cores amarelo e verde, que são cores típicas da seleção Canarinho. Mas, porque a taça da Copa é feita com essas cores?
+ Maracanã convida Messi a colocar os pés na calçada da fama
+ Galvão Bueno alfineta bolsonaristas ao se despedir da Copa
A taça da Copa do Mundo, oficialmente chamada "Taça do Mundo Fifa" é composta por aproximadamente 5 kg de ouro 18 K (mistura homogênea que deve apresentar obrigatoriamente 75% de ouro), posicionados sobre uma base com 1,7 kg do mineral malaquita.
O ouro 18 K é utilizado em decorrência da sua elevada tenacidade, em comparação ao ouro 24 K (ouro puro), sendo, portanto, um objeto bastante resistente a choques mecânicos.
A malaquita, pode ser identificada pela sua cor verde, é um minério de cobre formado principalmente por carbonato de cobre (CuCO3) e sulfeto de cobre (Cu2S) e encontrado em regiões montanhosas entre a Ásia e a Europa.
Assim, embora a Taça atual tenha começado a ser usada após a Copa de 1970, em que o Brasil ficou definitivamente com a Jules Rimet, em razão do tricampeonato, não há relação alguma com o Brasil, embora, convenhamos, fica mais bonita quando carregada por um capitão da Seleção Canarinho.
Comentar