Quando o assunto é tradição e elegância, poucos eventos conseguem atravessar gerações mantendo o mesmo prestígio. Ao longo dos anos, o Baile das Máscaras se firmou como um dos encontros mais aguardados do calendário social, reunindo sofisticação, fantasia e celebração em um ambiente clássico.
É nesse cenário que a elegância, o encanto e o glamour prometem tomar conta do Baile das Máscaras, evento que a Assembleia Paraense realiza nesta sexta-feira (6), a partir das 20h no Salão Nobre da sede social. Tradicional no calendário festivo da AP, o baile retorna em 2026 com uma proposta renovada, sem abrir mão do brilho, da fantasia e da atmosfera sofisticada que eternizaram os grandes bailes de outrora, garantindo uma noite especial para os foliões do clube.
Leia mais:
- Belém anuncia programação especial para o Carnaval 2026
- CarnaBelém 2026 promete o maior carnaval da história de Belém
“Percebemos uma excelente aceitação dos associados. O evento é aguardado com muita expectativa e costuma receber avaliações favoráveis, sobretudo por unir tradição, elegância e convivência social.”, destaca o diretor de eventos da AP, Kleber Vieira. Este ano, a programação terá o embalo musical da Banda Sayonara, da bateria da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná e do DJ Fábio Yamada. O evento também contará com a presença da Rainha AP de 2025, Rebecca Sangalli.

Formada pela vocalista Tina Mel e os músicos Ricardo Ramos (baixo e vocal); Leandro Casseb (Guitarra e vocal); Billa Boy (percussão); Guilherme Câmara (bateria); Zé Maria (teclado) e Daniel Cordeiro (sax), a Banda Sayonara preparou um repertório especial para o baile, com marchinhas, sambas e até versões de sucessos em ritmo de carnaval. “Todos podem se preparar que será um show dançante e cheio de alegria.”, diz a vocalista.
Quer ler mais notícias de fama? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
O mestre de bateria do Rancho, Júnior Cardoso, diz que a expectativa é grande para participar de um evento tão tradicional como o Baile das Máscaras. “E tem algumas pessoas que irão participar pela primeira vez.”, revela.

O mestre ressalta que o grupo vai completo para fazer um verdadeiro carnaval no Salão Nobre da AP. Serão dez músicos, incluindo o cantor Serginho Medeiros, e duas sambistas. No repertório, ritmos variados. “Tem samba, axé, carimbó, quadrilha e por aí vai! O público pode esperar muita qualidade, brincadeiras e muita ritmo para as pessoas dançarem.”, promete.
Outras grandes atrações do evento são os próprios foliões, que sempre investem em fantasias primorosas para se destacar no baile, tanto que há um concurso para premiar os que mais se sobressaem. Nesta edição, os jurados irão avaliar os quesitos luxo, criatividade, originalidade e ainda o bloquinho mais animado da festa. “Não tenho dúvida que todos que estiverem no nosso belo Salão Nobre terão uma noite inesquecível!”, aposta Kleber Vieira.
Sobre o Baile das Máscara
De acordo com o diretor de eventos da AP, Kleber Vieira, o Baile das Máscaras é uma tradição festiva vinculada aos eventos sociais e ao carnaval do clube, contudo, não há uma fonte oficial com registros fotográficos que aponte exatamente quando aconteceu o primeiro baile.
No entanto, ele conta que há registros no livro Memórias da AP, de Mário Dias Teixeira, que apontam que o primeiro baile aconteceu em 1960, quando o Baile das Máscaras foi realizado pela Assembleia Paraense no Teatro da Paz.
É considerado um evento especial do calendário do clube, que valoriza a história do clube e ainda incentiva a integração entre as diferentes gerações. “Além disso, o cuidado com a organização, a ambientação e o caráter simbólico do uso das máscaras, contribuem para que o evento seja percebido não apenas como uma festa, mas como uma expressão da identidade social e cultural do clube.”, ressalta o diretor.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar