O renomado escritor, jornalista, advogado e professor cametaense Salomão Larêdo lança, no próximo dia 13 de junho, dia de Santo, às 17 horas, no Banco do Povo de Belém, antigo Palacete Chermont, as obras Banhos de Rio - irresistível atração das águas e Baixo-Tocantins - alguma memória - história - romances na vida de sua gente. O lançamento das obras marca o ano de sua homenagem na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e a entrada é gratuita.
Os livros abordam assuntos relacionados à geografia da gente do interior do Pará, mais especificamente, da área do Baixo-Tocantins, ampliada ao Marajó. O romance Banhos de Rio se efetiva com o patrocínio do Banco da Amazônia/Governo Federal, através do Edital de Seleção Pública de Patrocínio 2023. É um romance que aborda “a relação do povo do Baixo-Tocantins e do Marajó com a água, a apropriação do espaço público pelo privado, os banheiros nos rios, as facções, os crimes, a relação com o meio-ambiente, o embate pelo poder entre Creonte e Antígona, a inação do estado, a revolta da ictiofauna, os peraus, as encantarias do fundo”, conta o escritor.
Ainda sobre a obra, Salomão ressalta os questionamentos suscitados pelo livro. “O leitor está diante de narrativa líquida, do texto repleto de tudo que os nossos rios proporcionam e propiciam, cenários e cenas de crime e castigo, prazer e alegria nas alternâncias da vida. Quem manda no rio? Quem é o dono do rio, da água? A água ainda é água? Está limpa, está suja, potável, boa pra beber, pra fazer comida, pra tomar banho? Quanto temos que estar atentos, ver, saber, fiscalizar, não poluir, tratar, cuidar?”.
Já Baixo-Tocantins é uma obra resultante de uma intensa pesquisa sobre a região que dá nome à obra, iniciada em 2013. Impressa pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado (Ioe), o livro é um passeio pelos municípios de Baião, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Cametá, Oeiras do Pará, Mocajuba, Tucuruí e Oeiras do Pará, onde Larêdo lecionou em alguns destes, e seus encantos, contos, visagens, rezas, sabores e demais aspectos da cultura local.
"Estou sempre atento em toda parte observando a fala de nossa gente que conta, em multivozes, multiassuntos e polisituações, polifonias das ruas que anoto e desenvolvo, faço a ficção baseado no conteúdo do que manifesta a gente da periferia, os simples, os despossuídos, mas também de outras camadas sociais", conta o escritor sobre as obras escritas no período de pandemia.
Salomão Larêdo nasceu em Vila do Carmo, na cidade de Cametá, Baixo Tocantins, e mudou-se em 1960, quando tinha 10 anos, para a capital paraense junto de seus pais e irmãos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o advogado, jornalista e professor, é pós-graduado em análise literária pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), com uma intensa ação política e cultural pela democratização do livro, leitura e formação do leitor crítico.
SERVIÇO
Lançamento dos livros Banhos de Rio e Baixo-Tocantins, de Salomão Larêdo
Dia 13 de junho, às 17 horas, Banco do Povo de Belém (Avenida Nazaré, nº 669, esquina da Travessa Quintino Bocaiúva, no Largo do Redondo)
Entrada franca
Comentar