Mais de 40 espaços estarão abertos neste domingo, 4, das 8h às 20h, nos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto, na 45ª edição do Circular Campina Cidade Velha. Para quem curte os passeios a pé pelo centro histórico, há duas opções: o já tradicional “Roteiro Geo Turístico: O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII”, que percorre e reconhece paisagens da Cidade Velha, em parceria com o Fórum Landi/Faculdade de Arquitetura da UFPA, a partir das 8h30, saindo da orla da Casa da Onze Janelas; e o Circuitinho, um percurso para crianças pelo entorno do Complexo Feliz Lusitânia, com concentração, às 8h30, no Forte do Presépio. Esta contará com intérprete de LIBRAS e com os artistas brincantes Cleber Cajun e Otânia Freire.
A edição traz novos parceiros: o Casarão 107, na Rua Ângelo Custódio, um espaço colaborativo voltado para a cultura, música e apreciadores de pizza artesanal, exclusivas da Casa Forno. Com uma arquitetura e design do modernismo brasileiro, o espaço vai abrir no Circular com bazar de produtos locais. Haverá apresentações musicais, a partir das 16h, com Raidol e Marcel Barreto; às 18h, com Marapuama e Reiner; e, às 19h, com Pio Lobato.
Também será realizado o “Corredor Guaymiaba”, das 9h às 13h, uma iniciativa dos moradores da Rua Félix Rocque, na Cidade Velha, que resolveram se inserir como parceiros da rede Circular ocupando a rua com uma programação própria, que inclui brechó, pula-pula e piscina de bolinhas para as crianças, além de comidinhas e bebidas. A partir das 9h, ainda tem a DJ Karol Onça fazendo a discotecagem no ambiente e, às 10h30, tem contação de histórias para as crianças.
Outra boa opção para a garotada é a Casa dos Palhaços Trovadores, que oferece oficinas circenses, às 10h, além de Feirinha de Artesanato aberta até às 17h, e leitura dramática do espetáculo “Lapsus”, com Mario Zumba e Marton Maués. O ingresso é na modalidade “pague quanto quiser”.
CARDÁPIO
Outra novidade é o Purão Vegano. O espaço vai abrir com uma variedade deliciosa de salgados e doces veganos, acompanhados de sucos naturais e chá. O local fica no bairro da Campina, bem em frente ao antigo Buraco da Palmeira. E na programação, às 9h30, tem a contação de histórias “A Árvore de Tomorumu”, com Ester Sá, baseada em um mito dos indígenas Uapixana. Também tem oficina de cosméticos veganos, com Andrea Mendes, às 10h30, e é servido um rico buffet vegano no almoço.
Ainda nas opções gastronômicas desta Circular destaca-se, no Espaço Cultural Valmir Bispo dos Santos, na Campina, o Toró - Gastronomia Sustentável, que chega com o cardápio “O Clima é de Festa Junina”, sob o comando do chef Wagner Vieira. A abóbora será o ingrediente central em receitas únicas. “Vamos ter uma exposição chamada ‘Colagem Analógica: uma didática nada poética’, do artista O Outro, com curadoria minha, o bate-papo ‘Eu Na Foto’, sobre educação e fotografia, além de uma feirinha criativa e shows para acompanhar a gastronomia criativa do Toró”, destaca Úrsula Baía, uma das organizadoras da programação. Os shows são a partir das 12h, com René Ribeiro e o Nota Alta.
EXPOSIÇÕES
E quem volta à programação é o Espaço Cultural Banco da Amazônia, que nesta edição faz o lançamento do catálogo da exposição “Natureza, Arte e Sustentabilidade”, de Francelino Mesquita, com curadoria de Alexandre Sequeira. Das 10h às 11h, o público participa da roda de conversa com o artista e a designer Laís Cabral. A mediação será de Sombra Ribeiro, produtor da mostra. Haverá tradução em LIBRAS. No calçadão, na Presidente Vargas, a partir das 11h, haverá música ao vivo.
LEIA TAMBÉM:
Belém destaca vantagens do "TerPaz Ouvindo as Comunidades"
Festividade de Santo Antônio de Lisboa abre agenda junina
A Kamara Kó Galeria (Trav. Frutuoso Guimarães, 611) terá, das 10h às 18h, uma exposição de câmeras obscuras, produzidas a partir da reciclagem de papelão e dotadas de um dispositivo óptico [lupa]. Apesar de ser velha conhecida do circuito, a galeria estreia neste domingo a realização da mini-oficina “Câmera Híbrida: do analógico ao digital”, com primeira sessão das 10h às 12h, e a segunda das 14h às 16h, destinadas adultos e crianças, a partir de 8 anos, acompanhadas por um adulto. A oficina será ministrada por Miguel Chikaoka. A pré-inscrição pode ser feita online, a R$50.
“A gente sempre fez com exposição de artes visuais e agora, como começamos a entrar com a parte educativa, com oficinas, e é a primeira vez da edição com formato de mini-oficinas, que é o lançamento do selo Gotas de Luz. E para essa primeira edição foi convidado o Miguel”, falou a galerista Makiko Akao.
Mais uma novidade desta edição é o Palacete Francisco Bolonha, que abrirá para a visitação guiada, das 9h às 13h. É só chegar e participar. E tem mais palacete junto neste domingo. O Palacete Faciola abre das 9h às 17h. O casarão histórico, localizado na Avenida Nazaré, foi construído em 1901 no contexto da Belle Èpoque. No mesmo prédio, está o Museu da Imagem e do Som do Pará, que vai realizar a primeira edição do “AnimaMIS”, mostra de curtas de animação paraenses, às 10h, com a exibição da série “Os Dinâmicos”. Haverá ainda a participação de Aj Takashi e Tais Sawaki, que farão brincadeiras com as crianças.
REDUTO
Já no bairro do Reduto tem o Arraiá da Vila Prana (Rua 28 de Setembro, 913). Lojas abertas, puxirum no meio da rua, a festa vai até às 16h. O Espaço Vem (Rua Ó de Almeida, 1083) está completando cinco anos com música, gastronomia e economia criativa. E ainda tem a Casa do Fauno (Aristides Lobo), a Casa Stúdio Bohho (Rua Tiradentes, 16), o Antonieta Hostel, Café e Bistrô (Governador José Malcher) e o Memorial Padre Bruno Sechi (Rua Municipalidade, 489).
SERVIÇO
45ª Edição do Circular Campina Cidade Velha.
Quando: Hoje, 4, das 8h às 20h
Detalhes da programação: Instagram @circularcampinacidadevelha
Comentar