Os cantores paraenses Lia Sophia e Felipe Cordeiro será uma das atrações do festival Ópera da Serra da Capivara, no Piauí, que ocorre entre os dias 24 e 29 de julho.
O evento que já se tornou tradição para o estado nordestino e para o Brasil. Este ano, o festival chega à quinta edição em julho, trazendo ‘Carmen do Sertão’ como o grande espetáculo de 2023, que será apresentado no anfiteatro da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, seguido de muita diversão com shows de grandes nomes do cenário musical.
Programação 2023
Após a exibição do espetáculo principal, além dos artistas paraenses, o anfiteatro da Pedra Furada receberá shows de grandes cantores do cenário musical nacional, que irão trazer ritmos diversificados às apresentações, tanto no Parque, como na cidade de São Raimundo Nonato, Piauí.
O primeiro artista a se apresentar será o cronista e músico Zeca Baleiro, um dos maiores nomes da MPB. Lia Sophia, que estreia na Ópera da Serra da Capivara, e Felipe Cordeiro, conhecido pela mistura de ritmos populares do Pará, levam o carimbó e todo o gingado paraense para o evento.
O DJ sulista Gil Preto volta também será uma das atrações e Renata Rosa e As Fulô do Sertão se apresentam pela Ópera na Cidade, na Praça Abrigo, município de São Raimundo Nonato.
Espetáculo
Para o espetáculo principal, a proposta é uma adaptação de ‘Carmen’, peça clássica do compositor francês Georges Bizet. A ideia é iniciar, com esta, a releituras de obras mundialmente conhecidas, reimaginadas a partir de um olhar que mescla características brasileiras às narrativas que serão contadas pela Ópera com muita música, dança, dramaticidade e tecnologia em um cenário belíssimo da natureza, buscando levar uma experiência inesquecível para o público.
Leia mais
Suanny Batidão agita “Brega das Patroas” neste sábado
Banda Swing Digital: paraenses fazem show de estreia
Em julho de 2022, o evento foi retomado após dois anos de hiato, provocado pela pandemia de Covid-19, com uma homenagem à arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, considerada um dos nomes mais atuantes na conservação e manutenção de relíquias históricas no Brasil, além de responsável pela criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, na caatinga piauiense em 1979.
“Nessas quatro edições conseguimos entregar espetáculos lindos, reunindo elementos históricos com arte, envoltas no que há de mais moderno, em termos de tecnologia. São eventos de organização complexa e em formato inédito no país, realizados em uma unidade de conservação, pautados principalmente pelo cuidado e o respeito ao meio ambiente”, conta Sadia Castro, diretora-geral da Ópera.
Além disso, ela acrescenta sobre o caráter social e econômico do evento para os municípios. Segundo a diretora, nas contratações para a organização, são priorizados sempre os profissionais locais.
“Da marcenaria, ao serralheiro; no transporte, na alimentação das equipes; no receptivo, o balé, os artistas e mais. É uma maneira de incentivar nossos pratas da casa, fomentar os negócios e ajudar no desenvolvimento do Piauí”, finaliza a diretora.
Ingressos
Os ingressos para espetáculo e shows no anfiteatro da Pedra Furada começam a ser vendidos a partir do dia 28 de abril, no site oficial do evento. As entradas custam a partir de R$ 199,00 (meia), e as inteiras estão no valor de R$ 398,00.
Além da possibilidade de comprar a meia com a carteira de estudante, também será possível mediante a doação de um 1 kg de alimento não perecível.
Serviço
Ópera da Serra da Capivara 2023
Data: 24 a 29/07
Local: Anfiteatro da Pedra Furada, Parque Nacional da Serra da Capivara e Ópera na Cidade - shows com Renata Rosa e As Fulô do Sertão, na Praça do Abrigo, SRM-PI
Ingressos: a partir da próxima sexta-feira (28) no site https://www.operadaserradacapivara.com.br/ingressos
Comentar