plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$

home
SÉRIE ESPECIAL

Pará que Orgulha: saberes tradicionais na proteção da Amazônia

O quinto episódio da série “Pará que Orgulha e Transforma” mostra o papel essencial dos povos e comunidades tradicionais na conservação ambiental. Os saberes repassados entre gerações são reconhecidos hoje como fundamentais para o equilíbrio da floresta e dos rios.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará que Orgulha: saberes tradicionais na proteção da Amazônia camera | Arte/DOL

A série Pará que Orgulha e Transforma chega ao seu quinto episódio com uma reflexão profunda sobre os verdadeiros guardiões da Amazônia: os povos e comunidades tradicionais. No ar pelo DOLCast, o novo episódio destaca o conhecimento milenar que esses grupos preservam e praticam em seus territórios, com impacto direto na conservação da floresta, das águas e da biodiversidade amazônica.

É só dar o play para ouvir o EP aqui no DOLCast:

SÉRIE ESPECIAL

Pará que Orgulha: saberes tradicionais na proteção da Amazônia

Por DOL -

Com apresentação de Haynna Hálex e Cíntia Magno, o episódio traz como convidado o professor Leandro Juen, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que destaca dados e análises sobre o papel das terras indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais como barreiras contra o desmatamento. Entre 1985 e 2023, essas áreas perderam apenas 1% da vegetação nativa, enquanto as terras privadas perderam 28%.

O episódio também destaca a forma única com que essas populações se relacionam com a natureza: com respeito, equilíbrio e conhecimento sobre os ciclos naturais. O uso sustentável dos recursos, o manejo coletivo e o tempo de regeneração do meio ambiente fazem parte da rotina de quem vive em harmonia com a floresta — um saber que, agora, começa a ser reconhecido também pela ciência como essencial no combate às mudanças climáticas.

O conteúdo já está disponível no DOLCast e no portal dol.com.br. É só dar o play para entender como o conhecimento ancestral pode ser a chave para um futuro mais sustentável — e por que essas vozes precisam ser ouvidas com urgência.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará que Orgulha

Leia mais notícias de Pará que Orgulha. Clique aqui!

Últimas Notícias