plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$

home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

 Cooperativas do Pará expandem vendas de farinha de mandioca

Cooperativas do Pará expandem vendas de farinha, Alepa destaca avanços, e Luz para Todos leva energia a áreas remotas. Confira as novidades!

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia  Cooperativas do Pará expandem vendas de farinha de mandioca camera Em dezembro, uma das maiores cooperativas renovou o selo de inspeção e lançou novos produtos alcançando mercados interestaduais | Divulgação

PRODUÇÃO

A farinha de mandioca produzida por cooperativas que têm o selo de inspeção da Adepará começa a chegar a outros Estados. A Cooperativa Agroindustrial Frutos da Amazônia (Coafra), com sede em Castanhal, realizou neste mês a primeira venda interestadual de farinha. Um total de 126 toneladas foram vendidas para quatro municípios do Mato Grosso, para aldeias indígenas em situação de vulnerabilidade social. A comercialização foi viabilizada através do Programa de Aquisição de Alimentoscamil da Conab, beneficiando 103 famílias da cooperativa.

ALEPA

A Assembleia Legislativa do Pará fecha o ano com números que atestam avanços expressivos em diversas áreas. O balanço das atividades parlamentares foi feito pelo presidente, deputado Chicão, no já tradicional encontro de fim de ano com representantes da imprensa paraense. Segundo ele, a Alepa realizou 56 sessões plenárias – 36 ordinárias, 17 extraordinárias e duas especiais. Nesse período, foram apresentados 1.029 projetos, dos quais 725 foram apreciados pelas comissões e 697 foram aprovados, com índice de produção de 85% e aproveitamento de 98,43%.

DESTAQUES

Entre os pontos de maior destaque está a aprovação do Orçamento de 2025, que prioriza investimentos em sustentabilidade, infraestrutura e desenvolvimento econômico, alinhando-se à preparação do Pará para sediar a COP30. Em razão das boas práticas adotadas pela Casa no portal da instituição e no Portal da Transparência, a Alepa conquistou o inédito Selo Ouro de Transparência Pública. No âmbito da inclusão social e dos direitos sociais, foi lançado o Código de Proteção e Defesa da Mulher Paraense.

ENERGIA

O Luz para Todos, programa do Governo Federal, em parceria com a Equatorial Pará, realizou mais de 18 mil ligações convencionais em todo o Estado em 2024, levando energia a áreas rurais e remotas que nunca tiveram acesso ao serviço. Até 2025, mais 20.843 ligações serão realizadas. Desde que assumiu a concessão do Estado, a Equatorial já fez 487.599 ligações, investindo mais de R$ 3,2 bilhões. Os três municípios que mais receberam ligações pelo programa Luz para Todos foram: Moju, com 1.791 clientes; Abaetetuba, com 1.617, e Cametá, com 1.433.

VIADUTO

O governador Helder Barbalho entrega na próxima terça-feira (24) o viaduto da BR-316 com a Alça Viária, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. O viaduto mede 720 metros de comprimento, 14 de largura e 5,5 metros de altura da pista às vigas. Um ano após a assinatura da ordem de serviço, a obra será entregue antes do prazo previsto. No total, cerca de 200 profissionais atuaram de forma direta e indireta na obra. Além do viaduto da Alça Viária, o Governo do Estado constrói outro viaduto na BR-316 com a avenida Independência.

CERTIFICAÇÃO

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), na cidade de Breves, recebe mais um reconhecimento nacional pela excelência na gestão, ao conquistar a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 2, como Acreditação Plena, superando em 80% os padrões de gestão integrada. A certificação reflete o compromisso com a eficiência e integração nos serviços prestados à população, ao garantir padrões de qualidade com cuidado centrado no paciente, eficaz e seguro. O HRPM é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará.

LINHA DIRETA

Durante a entrevista coletiva sobre as atividades da Alepa em 2024, realizada nesta sexta, 20, o presidente reeleito Chicão fez questão de celebrar todas as melhorias e reformas feitas no prédio-sede durante os últimos dois anos.

E confessou tristeza ao compartilhar uma informação: todos os banheiros do Legislativo Estadual que são abertos ao público, também inteiramente reformados, são alvos de algum tipo de furto toda semana desde que foram reabertos. Até torneiras e maçanetas já foram levadas e precisou haver reposição.

Assim como foi em 2021, no dia 1º de janeiro, além do prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), tomam posse também os 35 vereadores eleitos para a nova legislatura. Os ritos ocorrerão entre o prédio da Alepa e o Palácio Antônio Lemos.

Os parlamentares tomam posse às 15h e em seguida ocorre a eleição para mesa diretora da Câmara Municipal, composta por presidente, vice-presidentes e secretários. Igor já será empossado pelo(a) presidente(a) eleito(a) às 17h.

Na segunda-feira, 23, a Estação das Docas receberá uma visita muito especial do Papai Noel. O Bom Velhinho estará no armazém 1, para receber as crianças que forem visitá-lo e, ao mesmo tempo, convida a todos a tornar o Natal de outros pequeninos inesquecível.

Para isso, basta doar um brinquedo e, como agradecimento, o visitante ganhará uma foto impressa ao lado do Noel.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias