Distrito administrativo de Belém, Mosqueiro terá o turismo para suas águas doces impulsionado com a conclusão da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4). Liberada ontem para uso, a nova plataforma vai aumentar segurança no embarque e desembarque de passageiros e cargas, bem como ampliar a visitação das rotas da região, que conta com 23 praias de água doce.
MOBILIDADE
Via Ministério dos Transportes, o governo federal investiu cerca de R$ 7 milhões nas obras da estrutura, que vai beneficiar 27 mil pessoas da região de Mosqueiro. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela execução dos serviços, o IP4 também vai agilizar o transporte entre o distrito de Mosqueiro e Belém, reduzindo o tempo de viagem em até uma hora e meia.
TRANSTORNO
Representantes e associados da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica reuniram-se com a equipe do grupo Equatorial Energia para manifestar a preocupação com as constantes oscilações e interrupções de energia nas Estações de Transbordo de Cargas que operam no distrito de Miritituba, município de Itaituba.
COMPLICAÇÕES
Tal instabilidade vem gerando danos aos equipamentos e paralisações nas operações portuárias, o que consequentemente provoca congestionamentos que impactam tanto a comunidade local quanto àqueles que trafegam na BR-163. Na ocasião, o representante da Equatorial apresentou um plano de contingência já adotado pela concessionária para evitar futuras oscilações no fornecimento de energia.
DESTAQUE
Professora efetiva da Seduc, Natália Lima Ribeiro, foi a única aprovação do Norte do país no doutorado em Literatura na Universidade de Hamburgo, na Alemanha, orientanda pelo catedrático Dr. Markus Schāffauer e coorientação do Prof. Dr Günter Karl Pressler (UFPA). O tema a ser desenvolvido pela doutoranda é o da violência na literatura e como trabalhar na escola.
PARCERIAS
Com objetivo de fortalecer as perspectivas de celebração de novos acordos para o aumento de financiamento de bolsas e projetos científicos na região amazônica, o presidente da Fapespa, Marcel Botelho, esteve em Brasília para reuniões com a Embaixada da França, Ministério da Agricultura e Pecuária, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Capes.
ECONOMIA
Em meio a uma programação festiva realizada na Vila de Bacuriteua, em Bragança, no nordeste do Pará, foi retomada no último domingo, 30 de abril, a pesca do pargo - a suspensão em função do defeso começou em 15 de dezembro. Neste primeiro momento, 48 embarcações saíram durante a “Largada do Pargo”, evento que marca a saída simbólica dos barcos pesqueiros. A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) apoiou a realização da programação.
O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), ministra a palestra magna sobre caminhos da universalização dos serviços de saneamento na programação do 32° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) dia 23 de maio na Expominas, em Belo Horizonte (MG).
O governo federal dará início ao processo de desintrusão da Terra Indígena Alto Rio Guamá, no nordeste paraense. O objetivo é garantir aos povos Tembé, Timbira e Kaapor o pleno direito sobre a área demarcada em 1993. São 280 mil hectares onde vivem cerca de 2,5 mil indígenas.
O presidente da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, reuniu com professores da Unama para firmar parceria, de modo que advogados regularmente inscritos na Ordem ingressem no Mestrado em Direitos Fundamentais da IES.
O Centro Acadêmico de Relações Internacionais Baena Soares da Uepa realiza nesta terça-feira, 2, às 19h, o evento “Convite à Carreira Diplomática” no auditório do CCNT, no bairro do Marco. A programação é aberta ao público.
Em 2022, o Brasil atingiu o segundo lugar no ranking global em números de transações com uso do Pix, ficando atrás apenas da Índia. Ao todo, foram 195 bilhões de transações instantâneas em todo o mundo, cerca de 15% delas foram realizadas no Brasil.
Dados da Sondagem de Serviços e Comércio realizada pela FGV indicam que o consumo das famílias brasileiras mudou. A alta no nível de confiança do setor de serviços foi de 0,7 pontos, o maior nível desde novembro.
Já o setor de comércio teve queda de 3,3 pontos. O declínio do setor foi influenciado pela inflação e pelas altas taxas de juros. Em paralelo, a tendência dos negócios cresceu 0,7 ponto, para 91,3 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (98,6 pontos).
Comentar