A extração ilegal de minério de ferro foi alvo da operação "Gusa" da Polícia Federal (PF). A ação tinha como objetivo combater a extração ilegal de minério na zona rural de Riacho dos Machados, no Norte de Minas Gerais.
Além da cidade mineira, mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da Vara Federal e Criminal de Janaúba foi cumprido em Marabá, no sudeste do Pará.
De acordo com a PF, as investigações para combater a extração ilegal de minério de ferro começaram a partir de fiscalizações realizadas por órgãos ambientais. Em outubro de 2022, grande quantidade de minério foi apreendida, no entanto, os investigados tentaram furtar o material.
Os envolvidos nas operações ilegais de extração de minério tinham estrutura robusta. A polícia encontrou carretas, tratores e máquinas de grande porte. As pessoas físicas e jurídicas vão responder pelos crimes de usurpação de bens da União e por furto qualificado. A pena, em caso de condenação, pode chegar até 13 anos de prisão.
LEIA TAMBÉM:
+ Criminosos invadem fazenda, fazem reféns e levam tudo
+ Presidente do Sindicato Rural de Marabá é alvo de operação
+ Operação combate supostas fraudes em licitação em Redenção
Extração ilegal de minério é recorrente
A região do Norte de Minas vem sendo, segundo a PF, alvo de diversos grupos criminosos que vêm operando na extração, transporte e comércio ilegal de minério. Os trabalhos de investigação continuam com o objetivo de esclarecer outros possíveis crimes cometidos.
O nome da operação, “Gusa”, faz referência ao produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário num alto forno.
Comentar