Um dos mais importantes centros de hemodiálises do Pará completa um ano nesta segunda-feira (26). Em um ano, o serviço de hemodiálise do Hospital Santa Rosa vem fortalecendo o pólo de saúde da região, garantindo aos pacientes renais, tratamento próximo de seus familiares
“Aqui o atendimento é ótimo, somos bem recebidos e atendidos, desde os porteiros até fazermos as nossas sessões de diálise com o acompanhamento dos enfermeiros e médicos. Minha vida melhorou 100%, parabéns ao governo do estado que realizou o nosso sonho de termos um centro de hemodiálise próximo de onde moramos”, afirmou, João Luís Dória Moraes, 46 anos, morador do município de Igarapé-Miri.
O Centro de Hemodiálise, unidade que integra a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), completa nesta segunda-feira, 26 de junho, seu primeiro ano de funcionamento, beneficiando, assim como seu João Luís, mais de 10 mil pacientes que padeciam com doenças renais crônicas, e necessitavam de assistência para a realização das sessões de hemodiálise.
O Centro de Hemodiálise do Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, localizado no município de Abaetetuba, já realizou um total de 10.801 sessões de diálise, acolhendo os pacientes dos municípios de Abaetetuba (sede), Barcarena, Mojú, Igarapé Miri, Cametá, Baião, Oeiras do Pará e Tailândia.
“Essa é mais uma estratégia do Estado para a descentralização do atendimento de serviços especializados. Em várias regiões, não há mais a necessidade dos pacientes se deslocarem. E seguimos empenhados em garantir uma saúde de qualidade cada vez maior aos pacientes que frequentam a unidade”, garante Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).
Veja também:
Hospital promove Festa Junina para pacientes de hemodiálise
Vacina contra a dengue chega ao Brasil na próxima semana
Estado libera empréstimos de até R$ 10 mil para mototaxistas
Sobre o Centro
Inaugurado em 26 de junho de 2022, pela gestão do governador Helder Barbalho, o Centro de Hemodiálise do Hospital Santa Rosa, possui 27 máquinas de diálise, com atendimentos de segunda a sábado, nos horários das 5h até as 20h. Atualmente o Centro de Hemodiálise no Hospital Santa Rosa, tem capacidade para atender 120 pacientes. Estão sendo assistidos no momento, 105 pacientes crônicos do centro de diálise, além dos internados do Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa.
A Coordenadora do Enfermagem do Hospital Regional Santa Rosa, Enfermeira Elvira de Cássia Assunção Fonseca, parabenizou toda a equipe do Centro de Hemodiálise, pelo empenho e dedicação dispensada aos usuários. “Nestes primeiros 12 meses de funcionamento, o Centro de Hemodiálise, realizou o total de 10.801 sessões de diálise, um trabalho direcionado aos pacientes que necessitam do tratamento na região, com um diferencial, atendemos em três turnos, com isso, possibilitamos aos nossos pacientes uma maior comodidade para realizar as suas sessões, e logo retornar para o seio dos seus familiares”, assentou a Coordenadora de Enfermagem.
A Organização em Saúde Instituto Diretrizes é responsável pela gestão compartilhada com a Sespa, e neste período de administração do Centro de Hemodiálise, realizou inovações para a ampliação dos atendimentos, com a implantação do serviço de hemodiálise em três turnos (1° turno: 6h às 10h; 2° turno: 11h às 15h e 3° turno: 16h às 20h) possibilitando melhor comodidade aos usuários. Para ter acesso ao serviço que é oferecido de forma gratuita, 100% SUS, os pacientes devem estar regulados através do Sistema Estadual de Regulação da Sespa.
Comentar