plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$

home
MEIO AMBIENTE

Brasil tem duas das piores megassecas do mundo, diz estudo

Levantamento publicado na revista Science revela que o Brasil está entre os países mais afetados por secas prolongadas nas últimas décadas.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Brasil tem duas das piores megassecas do mundo, diz estudo camera A pesquisa analisou dados entre 1970 e 2018 e identificou 13 eventos de megasseca em diferentes partes do mundo. | Reprodução

Um estudo publicado pela revista científica Science revelou que o Brasil aparece duas vezes na lista das regiões mais afetadas por megassecas – períodos de escassez hídrica que duram pelo menos dois anos. A pesquisa analisou dados entre 1970 e 2018 e identificou 13 eventos de megasseca em diferentes partes do mundo.

Impacto da seca no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado condições climáticas extremas, incluindo a megasseca de 2024, considerada a mais intensa e abrangente da história do país, afetando quase 60% do território nacional. O fenômeno é agravado pelo aquecimento global, desmatamento e eventos climáticos naturais, como o El Niño.

As regiões mais atingidas são a Amazônia e o Pantanal. Em 2023, o Pantanal registrou uma redução de 61% na área coberta por água em comparação com a média histórica desde 1985. Já a Amazônia teve recordes de seca entre 2023 e 2024, com um aumento de 2.000% na área afetada por seca extrema.

Veja também:

As megassecas mais severas

O estudo destaca duas regiões brasileiras entre as mais afetadas:

  • Amazônia Sul-Ocidental: Abrange partes do Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, além de áreas da Bolívia e do Peru. Entre 2010 e 2018, essa região enfrentou a sétima megasseca mais severa do mundo.
  • Leste do Brasil: A região que inclui Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo enfrentou uma megasseca entre 2014 e 2017, classificada como a nona mais grave do mundo.

O levantamento confirma uma tendência já apontada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que alerta para o aumento da frequência e intensidade das secas no Brasil. Especialistas reforçam a necessidade de medidas urgentes para mitigar os impactos da crise hídrica no país.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias