plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$

home
NO MARANHÃO

Vídeo: Foguete coreano será lançado do Brasil neste domingo

O foguete HANBIT-TLV, produzido pela Coréia do Sul será lançado da base de Alcântara (MA) neste domingo

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: Foguete coreano será lançado do Brasil neste domingo camera O lançamento do primeiro foguete produzido pela empresa sul-coreana Innospace deve ocorrer no domingo (18) | Warley de Andrade/TV Brasil

Muitos não sabem, mas o Brasil tem uma base de lançamentos de foguetes. É o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), um espaçoporto da Agência Espacial Brasileira no município de Alcântara, localizada na costa atlântica norte do Brasil, no estado do Maranhão.

É operado pela Força Aérea Brasileira (Comando da Aeronáutica). O CLA é a base de lançamento mais próxima da linha do equador. Isso confere ao local de lançamento uma vantagem significativa no lançamento de satélites geossíncronos, atributo compartilhado pelo Centro Espacial da Guiana.

A construção da base começou em 1982. O primeiro lançamento ocorreu em 21 de fevereiro de 1990, quando o foguete de sondagem Sonda 2 XV-53 foi lançado.

O lançamento de um foguete na base do Centro de Lançamento de Alcântara, no litoral do Maranhão, marca o início da parceria público-privada para lançamentos de pequenos satélites entre o governo federal e a startup aeroespacial da Coreia do Sul.

O lançamento do primeiro foguete produzido pela empresa sul-coreana Innospace deve ocorrer no domingo (18).

O foguete HANBIT-TLV, que não é tripulado e tem tecnologia de motor não tóxico e não explosivo, produzido pela Innospace, é um pequeno lançador de satélites. Será o primeiro voo teste do equipamento, produzido na Coreia do Sul.

Veja também:

Atletas da APAE em Marabá trazem 12 medalhas de competição

Cosanpa reabre nesta sexta loja de atendimento em Marabá

Brasileiro comemora 121 anos esbanja saúde e bom humor

Durante o lançamento, batizado de Operação Astrolábio, o foguete vai usar propulsores à base de oxigênio líquido e parafina. Seu sistema patenteado de alimentação de bomba elétrica vai levar como carga útil um Sistema de Navegação Inercial, desenvolvido por profissionais civis e militares do Instituto de Aeronáutica e Espaço do Brasil.

O voo previsto "é de teste" para verificar o desempenho do motor do HANBIT-TLV. O foguete não vai ultrapassar 100 quilômetros de altitude, não entrando em órbita, ou seja, ficará na categoria suborbital.

Veja o vídeo da chegada do foguete coreano ao Brasil:

Neste vídeo vamos acompanhar os bastidores da chegada do foguete HANBIT-TLV ao Brasil.A chegada do foguete feito pelo Boeing 747 marca o início oficial da Op... Força Aérea Brasileira

O contrato firmado entre os sul-coreanos e o governo brasileiro em 2022 tem duração de cinco anos e prevê que a partir do ano que vem outros foguetes possam ser lançados de Alcântara.

O Centro de Lançamento do município maranhense é considerado estratégico no mercado espacial por causa de sua proximidade, de apenas 17 minutos, em relação à Linha do Equador, fazendo com que os voos partindo de lá cheguem mais rápido ao espaço, resultando em economia de combustível, um dos principais gastos para a operação.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias